



O 307 tem os melhores
faróis; o City e o Sentra usam refletor único que prejudica a iluminação em facho alto; todos vêm com
luzes para neblina |

Na direção, City e Sentra usam assistência elétrica, hoje preferida por
várias marcas pelo baixo consumo de energia (não rouba potência
diretamente do motor), dispensa de fluido (melhor do ponto de vista
ambiental) e fácil calibração para as diferentes condições de uso. A do
Nissan cativa pela leveza em baixa velocidade, ponto em que o Honda é
apenas normal. Focus e 307 usam uma assistência
eletroidráulica bem acertada, embora sem
a leveza em baixa do Sentra, e o Cerato tem assistência hidráulica
comum, também com bom resultado. Dois destaques no Ford: a precisão de
respostas, talvez a melhor do grupo, e o ajuste de peso em três
programas (saiba mais abaixo), embora
o mais leve pudesse deixar o volante ainda mais macio.
Os melhores faróis são os do 307, com refletores
elipsoidais no facho baixo que produzem
ótima iluminação e corte de facho bem definido. Cerato e Focus também
têm duplo refletor, ao contrário de City
e Sentra, e todos usam a tecnologia de
superfície complexa (a mesma dos altos do Peugeot). Os refletores
únicos prejudicam a iluminação no facho alto, pois não mantêm os baixos
acesos. O Nissan tem fachos simétricos,
típicos do mercado dos Estados Unidos, mas isso não chega a ser
prejudicial. Faróis de neblina estão nos cinco, mas a luz traseira de
mesmo fim equipa só 307 e Focus, também os únicos a ter ajuste elétrico
do facho dos faróis. No Sentra faltam repetidores laterais das luzes de
direção e as luzes traseiras de mesmo fim deveriam ter a cor âmbar.
Em visibilidade, desvantagem para Sentra e City pelas colunas dianteiras
um tanto avançadas, que criam pontos cegos. O Focus 2009 cativava pelos
retrovisores externos biconvexos, mas a Ford
os trocou pelos convexos na versão flexível,
outra "depenação". O 307 usa biconvexo no lado esquerdo; no Cerato e no
City esse é convexo e no Sentra plano, um tanto limitado em campo
lateral, apesar das enormes dimensões. Aliás, os espelhos do Kia — e o
direito do Sentra — trazem advertência
em inglês sobre o uso de lente convexa, obrigatória nos EUA para esse
tipo de retrovisor.
A melhor dotação de segurança passiva é
do Sentra, que conta com bolsas infláveis frontais, laterais dianteiras
(de tórax) e cortinas (para toda a área envidraçada lateral) de série
nesta versão SL, enquanto os oponentes trazem apenas as frontais. No
Cerato faltam cinto de três pontos e encosto de cabeça (este também no
Sentra) para o passageiro central do banco traseiro, mas os apoios
dianteiros do Kia são os únicos no grupo do tipo
ativo, que assume posição de melhor
apoio em caso de colisão para maior proteção à coluna cervical. E só o
307 traz pontos de ancoragem de cadeiras infantis padrão
Isofix no banco traseiro.
Continua
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