![]() |
![]() |
![]() |
Sentra: aparelho de áudio com painel amplo e várias informações simultâneas, chave eletrônica que pode ficar no bolso ao se entrar e dar partida |
![]() |
![]() |
![]() |
307: indicadores de nível e temperatura do óleo, ar-condicionado de duas zonas e computador de bordo que indica quanto falta para o fim do trajeto |
![]() Focus: a potência aumentou 3 cv com álcool e caiu 2 cv com gasolina
City: motor mais fraco do grupo ajudado por baixo peso e aerodinâmica
Cerato: maior potência específica é mal aproveitada pelo motor áspero
Sentra: sem melhora na versão flexível, mas imbatível em aceleração
307: motor mais potente e de maior torque faz o campeão de velocidade |
O uso de articulações pantográficas no Sentra, 307 e Focus ameniza a situação ao permitir maior ângulo de abertura (ponto crítico no Kia), além de não roubar espaço nem amassar a bagagem como acontece com os "pescoços de ganso" do Cerato e do City. O banco traseiro pode ser rebatido nos cinco e traz divisão em 60:40, mas nesses dois modelos o assento é inteiriço, o que limita o aproveitamento da função. A tampa vem revestida em todos eles. O estepe do Kia é o único a trazer pneu e roda (de alumínio) iguais aos demais. O Sentra usa roda de aço e mantém a medida do pneu; já City e 307 fazem a economia infeliz de adotar pneu diferente, de 15 pol em vez de 16. Assim, o estepe não pode ser aproveitado em reposição ou rodízio (significa comprar o carro com um pneu a menos) e tende a ficar guardado para sempre até que a validade de cinco anos expire. O Focus emprega estepe temporário, bem estreito e voltado a uso emergencial apenas — o que nos parece melhor que o pneu de medida "errada", já que economiza espaço, peso e custo e é tão limitado no uso quanto o outro. Mecânica, comportamento e segurança Os
cinco motores usam quatro válvulas por cilindro e obtêm alta
potência específica, acima de 70
cv por litro de cilindrada. Apenas o Focus não usa variação do
tempo de abertura das válvulas, mas ele é o único a variar a
geometria do coletor de admissão (leia
mais sobre técnica); só o Cerato ainda não é flexível em
combustível. Como três deles têm cilindrada bem maior que os outros
dois, o resultado é ampla variação em potência e torque. No primeiro
quesito vence o 307 (143 cv com gasolina e 151 cv com álcool), seguido por Focus (143/148), Sentra (143/143),
Cerato (126) e City (115/116). Já em torque a ordem é Peugeot (20/22
m.kgf, na mesma ordem), Nissan (20,3/20,3), Ford (18,8/19,5), Kia (15,9)
e Honda (14,8/14,8). |
Avaliações - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |