![](../carros/comp/peq10/c-logo1.jpg) |
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3,85 m |
80/82 cv |
R$ 41.430* |
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![](../carros/comp/peq10/u-logo1.jpg) |
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Fiat Uno Attractive
1,4 Flex |
3,77 m |
85/88 cv |
R$ 41.510* |
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![](../carros/comp/peq10/s-logo-1.jpg) |
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Renault
Sandero Expression 1,6 Hi-Flex |
4,02 m |
92/95 cv |
R$ 40.590* |
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* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com opcionais |
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Há dois anos, o Gol Power e o Sandero Privilège saíram empatados em
primeiro lugar em um comparativo de seis hatches pequenos com motores de
1,4 e 1,6 litro ("Placar
da decisão"), que incluíam Corsa, Palio, Ka e Fiesta.
Meses depois, em confronto de C3 GLX e 207 XS ao mesmo
Sandero ("Evolução francesa"), a vitória foi do Citroën. Com o lançamento da segunda geração
do Fiat Uno, decidimos fazer um desafio ao estreante envolvendo os
melhores colocados daquelas duas oportunidades.
Na faixa citada só existe uma opção de motor para o Uno (1,4 litro, 85/88
cv), que aplicamos à versão Attractive com grande número de opcionais e
preço final de R$ 41.510. O C3 GLX oferece motor 1,4 de 80/82 cv e bom
nível de equipamentos por R$ 41.430 — e por tempo limitado a Citroën
oferece a versão, com rodas de alumínio e bancos de couro, por R$
38.000. No caso do Sandero, que não tem versão 1,4,
o pouco mais potente motor 1,6 de 92/95 cv foi a seleção natural.
Recebemos um na série limitada Vibe, que já se esgotou. A versão na qual
ela era baseada, a Expression, custa com opcionais R$ 40.590. Então
fomos ao catálogo da Volkswagen e... surpresa.
A versão Power 1,6 (também não
há 1,4), com os opcionais que a deixariam no mesmo patamar dos outros,
chega a R$ 46 mil, o que na linha Fiat daria para
sair do Uno, pular o Palio e chegar ao Punto 1,6! A
versão básica com pacote Trend e opcionais ainda sai por mais de R$ 43
mil — distante da média do comparativo. Assim, pela sede com
que a VW foi ao pote, o Gol teve de ficar de fora.
Os três restantes, por outro lado, mostram-se competidores diretos nos
quatro "Ps". Cobrem uma faixa de potência de 13 cv (com álcool),
nos motores flexíveis de duas válvulas por cilindro, e têm a mesma
proposta de uso: hatches compactos de cinco portas com desempenho
mediano e espaço algo modesto, mais voltados ao uso urbano e a famílias
pequenas, mas capazes de levá-las em viagens com relativo conforto e sem
passar apuros pela falta de potência.
Em porte é que se nota maior variação, que chega a 25 centímetros
em comprimento e 22 cm na distância entre eixos do menor (Uno) para o
maior (Sandero). No entanto, nem o Renault chega a ser um carro médio
para os padrões atuais, nem se espera que alguém deixe de comprá-lo
apenas por esses centímetros adicionais... a não ser que a garagem seja
muito pequena. Sobretudo porque em preço — aquele quarto
"P" que torna os demais menos relevantes em muitos casos — há
equilíbrio.
Portanto, a competição parte em condições iguais no que se refere ao
bolso. Como será nos demais quesitos? Vire a página e veremos.
Continua
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