 |
_ |
Citroën
C3
GLX
1,6 16V
Flex |
3,85 m |
110/113 cv |
R$ 43.580* |
|
|
 |
_ |
Peugeot
207 XS
1,6 16V
Flex |
3,87 m |
110/113 cv |
R$
43.300* |
|
|
 |
_ |
Renault
Sandero
Privilège
1,6 16V
Hi-Flex |
4,02 m |
107/112 cv |
R$ 43.820* |
|
|
* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com possíveis
opcionais |
|
Desde que a Renault iniciou a produção do Clio em São José dos Pinhais,
PR, em 1999, os carros pequenos nacionais de marcas francesas voltaram a
fazer parte de nossa paisagem, o que não acontecia desde o
desaparecimento do
Dauphine/Gordini dos anos 60. Seguiram-se Peugeot em 2001, com o
206, e Citroën em 2003 com o C3, ambos fabricados em Porto Real, RJ, que
contribuíram para alargar o espaço do país do champanhe no mercado
brasileiro.
Com a chegada do Sandero (que na prática substitui quase todas as
versões do Clio, mantido apenas em opção básica), a renovação do 206
(renomeado 207) e as alterações no C3 para 2009, é hora de colocar lado
a lado esses franco-brasileiros, que são concorrentes diretos nos
“quatro Ps” que norteiam nossas comparações.
Eles têm a mesma proposta (modelos pequenos de dois volumes e
cinco portas, com vocação urbana e desempenho bastante adequado a
viagens), porte semelhante (o comprimento varia 17 centímetros, e
o entreeixos, 13 cm), potência quase igual nos motores flexíveis
de 1,6 litro e 16 válvulas (110 cv com gasolina e 113 com álcool no C3 e
no 207 e 107/112 no Sandero) e preço muito parecido. O C3 GLX como avaliado
(já depois da redução de IPI) sai por R$ 43.580; o
207 XS, a R$ R$ 43.300; e o Sandero Privilège, por R$ 43.820 (o Renault das fotos é a edição
limitada Nokia, que traz um pacote de comunicação e
entretenimento e custa R$ 44.790). Continua
|