Simulação de desempenho
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
A proximidade em potência, torque e peso fazia esperar grande equilíbrio em desempenho e consumo na simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo, mas naturalmente outros elementos poderiam fazer diferença. E foi o que se confirmou.

Donos de melhor aerodinâmica, percebida na tabela pela menor potência consumida para manter 120 km/h, C3 e 207 conseguiram maior velocidade máxima, com vantagem expressiva sobre o Sandero. Este, além da resistência ao ar, não apresenta bom cálculo de câmbio para esse fim: com gasolina, chega ao limite de rotações em quarta marcha e não tem potência suficiente em quinta, que chega a 1 km/h a menos; com álcool ganha certo ímpeto, mas ainda fica 700 rpm abaixo do ponto de maior potência.
Enquanto isso, 207 e C3 ficam bem perto das 5.600 rpm em que o motor chega ao auge. Vale notar que o efeito final em quinta é quase o mesmo nos três, com variação discreta de rotação a 120 km/h.

Em aceleração e parte das retomadas, o título de mais rápido vai para o C3, com 207 e Sandero seguindo-o de perto. Mas o Renault se sai melhor nas retomadas até 100 km/h com gasolina, em terceira e quarta marchas.

Já em consumo a vitória é toda do Peugeot, o mais econômico em qualquer das condições simuladas, com ambos os combustíveis. Mas a diferença entre ele e o mais gastador (o Renault) não é grande, como 0,9 km/l na cidade com gasolina e 0,5 km/l na estrada com álcool.
  C3 207 Sandero
gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 187,2 km/h 189,4 km/h 187,7 km/h 190,1 km/h 168,9 km/h 171,8 km/h
Regime à máxima (rpm/marcha) 5.500 / 5ª 5.600 / 5ª 5.450 / 5ª 5.500 / 5ª 6.250 / 4ª 5.050 / 5ª
Regime a 120 km/h em 5ª. 3.550 rpm 3.500 rpm 3.550 rpm
Potência a 120 km/h 29 cv 28 cv 35 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,9 s 11,1 s 12,1 s 11,5 s 12,1 s 11,6 s
Aceleração de 0 a 400 m 17,9 s 17,5 s 18,3 s 17,7 s 18,1 s 17,8 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 33,2 s 32,0 s 33,4 s 32,7 s 33,3 s 33,1 s
Retom. 80 a 120 km/h em 5ª. 17,9 s 15,6 s 18,9 s 16,2 s 18,5 s 17,4 s
Retom. 80 a 120 km/h em 4ª. 12,1 s 10,8 s 12,8 s 11,6 s 12,8 s 12,2 s
Retom. 80 a 120 km/h em 3ª. 8,7 s 8,1 s 8,9 s 8,4 s 9,0 s 8,5 s
Retom. 60 a 100 km/h em 4ª. 11,9 s 10,6 s 12,2 s 10,8 s 11,3 s 10,9 s
Retom. 60 a 100 km/h em 3ª. 8,2 s 7,4 s 8,5 s 7,8 s 7,8 s 7,5 s
Consumo em cidade 9,5 km/l 6,5 km/l 9,8 km/l 6,7 km/l 8,9 km/l 6,5 km/l
Consumo em estrada 13,3 km/l 9,3 km/l 13,7 km/l 9,6 km/l 12,2 km/l 9,0 km/l
Consumo a 60 km/h 15,6 km/l 10,8 km/l 16,0 km/l 11,1 km/l 14,4 km/l 10,6 km/l
Consumo a 80 km/h 13,9 km/l 9,7 km/l 14,4 km/l 10,0 km/l 12,8 km/l 9,4 km/l
Consumo a 100 km/h 12,3 km/l 8,6 km/l 12,7 km/l 8,8 km/l 11,1 km/l 8,2 km/l
Consumo a 120 km/h 10,8 km/l 7,6 km/l 11,1 km/l 7,8 km/l 9,6 km/l 7,1 km/l
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Pesos e potências são semelhantes, mas C3 (esquerda) e 207 (centro) se beneficiam da melhor aerodinâmica para andar mais e consumir menos
Dados do fabricante
  C3 207 Sandero
gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 196 km/h 198 km/h ND 181 km/h 184 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,8 s 9,6 s ND 10,2 s 10,1 s
Consumo em cidade ND
Consumo em estrada ND
ND = não disponível

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade