|
_ |
Chevrolet
Corsa Maxx
1,4 Econo.flex |
3,83 m |
99/105 cv |
R$ 38.173* |
|
|
|
_ |
3,82 m |
80/81 cv |
R$ 40.885* |
|
|
|
_ |
3,83 m |
102/110 cv |
R$ 38.151* |
|
|
|
_ |
3,90 m |
105/111 cv |
R$ 43.284* |
|
|
|
_ |
Renault
Sandero Privilège
1,6 Hi-Flex |
4,02 m |
92/95 cv |
R$ 41.990* |
|
|
|
_ |
Volkswagen
Gol Power
1,6 Total Flex |
3,90 m |
101/104 cv |
R$ 42.760* |
|
|
* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com possíveis
opcionais |
|
Uma nova geração — de verdade, não mera reestilização — do Gol é algo
que tem acontecido a cada 14 anos. Fenômeno raro,
portanto, e que justifica eventos especiais como um supercomparativo do
Best Cars com cinco de seus concorrentes.
A intenção era confrontar todas as opções do segmento da versão Power,
composto por hatches pequenos com cilindrada entre 1,4 e 1,6 litro e
preço ao redor de R$ 40 mil já com os equipamentos mais desejados. Mas
dois ficaram de fora: o Peugeot 207, não disponível para nossa avaliação
em tempo hábil, e o Citroën C3, que em breve terá mudanças visuais e,
por isso, está ausente da frota do
fabricante no momento. A classe superior em preço, que abrange Fox, Polo, Fit
e Punto, também foi deixada à parte.
Ficamos assim com seis modelos, sendo dois do mesmo fabricante. Além do
Gol com motor de 1,6 litro, temos da Ford o Fiesta e o Ka de mesma cilindrada
— este tem apenas três portas, mas concorre neste segmento porque seus
adversários diretos, como Celta e Palio Fire, só oferecem versão de 1,0
litro. A General Motors trouxe o Corsa 1,4, a Renault o Sandero 1,6 e a
Fiat o Palio 1,4 (os três ainda não passaram por avaliação completa).
Dos quatro "Ps" que definem nossos comparativos, há grande equilíbrio em
proposta (modelos compactos de uso urbano, mas com desempenho
satisfatório para encarar a estrada) e porte (comprimento entre
3,82 e 4,02 metros, distância entre eixos de 2,37 a 2,59 m). A potência
com álcool varia dos 81 cv do Palio aos 111 do Fiesta, sendo todos
flexíveis em combustível e adeptos da
configuração de duas válvulas por cilindro. A faixa seria menor se a
Fiat estivesse com o 1.8R, de 115 cv, mas esta versão esportiva tem
proposta distinta dos demais modelos do grupo.
Quanto ao preço, a ampla variação entre os valores básicos (dos
R$ 32,8 mil do Ka aos R$ 42 mil do Sandero) diminui bastante com os opcionais, pois o Renault vem mais equipado que os outros.
Na configuração avaliada temos R$ 38,1 mil para o Ka, R$ 38,2 mil para o
Corsa (que veio em versão Maxx, com vários itens a menos que os
adversários, quando o ideal seria a Premium), R$ 40,9 mil para o Palio,
os mesmos R$ 42 mil para o Sandero, R$ 42,7 mil para o Gol e R$ 43,4 mil
para o Fiesta. Continua
|