Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Placar da decisão

Clique para ampliar a imagem

Em clima de final de campeonato, o novo Gol põe à prova
os talentos de cinco jogadores dos times adversários
Texto e fotos: Fabrício Samahá
_
Chevrolet Corsa Maxx
1,4 Econo.flex
3,83 m
99/105 cv
R$ 38.173*
 
_
Fiat Palio ELX
1,4 Flex
3,82 m
80/81 cv
R$ 40.885*
 
_
Ford Ka
1,6 Flex
3,83 m
102/110 cv
R$ 38.151*
 
_
Ford Fiesta
1,6 Flex
3,90 m
105/111 cv
R$ 43.284*
 
_
Renault Sandero Privilège
1,6 Hi-Flex
4,02 m
92/95 cv
R$ 41.990*
 
_
Volkswagen Gol Power
1,6 Total Flex
3,90 m
101/104 cv
R$ 42.760*
 
* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

Uma nova geração — de verdade, não mera reestilização — do Gol é algo que tem acontecido a cada 14 anos. Fenômeno raro, portanto, e que justifica eventos especiais como um supercomparativo do Best Cars com cinco de seus concorrentes.

A intenção era confrontar todas as opções do segmento da versão Power, composto por hatches pequenos com cilindrada entre 1,4 e 1,6 litro e preço ao redor de R$ 40 mil já com os equipamentos mais desejados. Mas dois ficaram de fora: o Peugeot 207, não disponível para nossa avaliação em tempo hábil, e o Citroën C3, que em breve terá mudanças visuais e, por isso, está ausente da frota do fabricante no momento. A classe superior em preço, que abrange Fox, Polo, Fit e Punto, também foi deixada à parte.

Ficamos assim com seis modelos, sendo dois do mesmo fabricante. Além do Gol com motor de 1,6 litro, temos da Ford o Fiesta e o Ka de mesma cilindrada — este tem apenas três portas, mas concorre neste segmento porque seus adversários diretos, como Celta e Palio Fire, só oferecem versão de 1,0 litro. A General Motors trouxe o Corsa 1,4, a Renault o Sandero 1,6 e a Fiat o Palio 1,4 (os três ainda não passaram por avaliação completa).

Dos quatro "Ps" que definem nossos comparativos, há grande equilíbrio em proposta (modelos compactos de uso urbano, mas com desempenho satisfatório para encarar a estrada) e porte (comprimento entre 3,82 e 4,02 metros, distância entre eixos de 2,37 a 2,59 m). A potência com álcool varia dos 81 cv do Palio aos 111 do Fiesta, sendo todos flexíveis em combustível e adeptos da configuração de duas válvulas por cilindro. A faixa seria menor se a Fiat estivesse com o 1.8R, de 115 cv, mas esta versão esportiva tem proposta distinta dos demais modelos do grupo.

Quanto ao preço, a ampla variação entre os valores básicos (dos R$ 32,8 mil do Ka aos R$ 42 mil do Sandero) diminui bastante com os opcionais, pois o Renault vem mais equipado que os outros. Na configuração avaliada temos R$ 38,1 mil para o Ka, R$ 38,2 mil para o Corsa (que veio em versão Maxx, com vários itens a menos que os adversários, quando o ideal seria a Premium), R$ 40,9 mil para o Palio, os mesmos R$ 42 mil para o Sandero, R$ 42,7 mil para o Gol e R$ 43,4 mil para o Fiesta. Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 29/7/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade