Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Corsa: desenho algo desgastado, mas contemporâneo e agradável

Clique para ampliar a imagem

Palio: quarta série sobre o mesmo projeto dividiu opiniões pelo estilo

Clique para ampliar a imagem

Ka: maior aprovação que o antigo, com ressalva à mistura de formatos

Clique para ampliar a imagem

Fiesta: nova frente atualizou aspecto, embora a carroceria seja de 2002

Clique para ampliar a imagem

Sandero: bonito de frente e discutível de trás, pelas lanternas e vidros

Clique para ampliar a imagem

Gol: sem inovar, tem aspecto moderno e foi bem recebido pela maioria

Concepção e estilo

Gol, Ka e Sandero são os estreantes do grupo. O primeiro marca uma ruptura para a VW, pois abandona a plataforma usada desde 1980, com motor longitudinal, em favor da lançada em 2002 no Polo, com propulsor transversal. Na Ford a evolução foi menor, pois a plataforma do antigo Ka de 1997 recebeu a nova carroceria — nova não por inteiro, já que sobraram as portas e parte da seção central. Apenas o Renault é inédito como hatch, já que se baseia na plataforma do Logan, lançado na Europa em 2004. E os três são desenvolvimentos brasileiros, embora o Sandero já esteja à venda também no Velho Mundo.

Os demais são velhos conhecidos. A terceira reestilização parcial do Palio, no ano passado, foi mais abrangente que as anteriores, mas conserva o projeto original de 1996. No Fiesta as mudanças de 2007 foram menores, quase só na frente, já que as linhas de 2002 ainda não estavam defasadas. Lançado aqui naquele mesmo ano, o Corsa passou por alterações sutis no ano passado. Destes, o Ford e o Chevrolet trouxeram o desenho do mercado europeu, embora tenham recebido frente exclusiva no Brasil.

Os mais agradáveis à maioria, pelo que pudemos apurar na avaliação, são os de Gol, Fiesta e Corsa (este já um pouco desgastado). O novo VW não surpreende pela inspiração ou pela modernidade, mas é atual e agrada pelo conjunto. Já o Sandero, se cativa pela frente moderna, tem cabine com vidros laterais quase verticais e uma traseira de desenho inusitado que foram criticadas. No Ka o conjunto foi bem recebido, mas se aponta com freqüência a falta de harmonia entre as partes, como se fosse uma mistura de seções de outros modelos.

Dos que têm o coeficiente aerodinâmico (Cx) informado, o melhor é o do Corsa (0,327), seguido por Gol (0,34), Fiesta (0,36) e Ka (0,385). Para o Sandero pode-se estimar 0,36, como no Logan, enquanto a Fiat informava 0,33 para o primeiro Palio, sendo esperado que o valor ainda se aplique. Multiplicados à área frontal, esses coeficientes resultam em 0,71 no Corsa, 0,72 no Palio, 0,76 no Gol, 0,82 no Fiesta e no Ka (cuja menor área frontal compensa o Cx mais alto) e 0,89 no Sandero, o que confirma a menor resistência ao ar do carro da GM.

Conforto e conveniência

Os modelos deste grupo estão um degrau acima dos carros mais baratos do mercado, como Celta e Palio Fire, mas não chegam ao topo da classe dos pequenos, onde aparecem Fit e Polo. Isso fica evidente nos interiores, que são bastante simples em materiais, embora até elaborados na aparência, como se nota pela evolução estética do Fiesta no modelo 2008 e do Gol para 2009. O Sandero tem detalhes que melhoram o ambiente em relação ao Logan, como plásticos em três tons no painel, seções em cor prata e amplos puxadores de porta. Também no Gol Power nota-se cuidado com esse fator, caso das maçanetas e dos comandos de ventilação que imitam alumínio polido, de ótimo efeito visual.

São amenidades que faltam aos demais modelos, sobretudo Corsa e Ka. Este chega a expor a chapa da carroceria nas portas, colunas e laterais traseiras, enquanto a VW economizou revestimento na pequena janela das portas de trás. O tecido dos bancos é mais agradável no Sandero, que se destaca no grupo, e um tanto simples no Corsa. Estes dois e o Ka trazem a parte de trás dos encostos dianteiros revestida em vinil, de aparência despojada, embora mais fácil de limpar.

Com o novo quadro de instrumentos, o Gol deixa para trás em mais um quesito o próprio irmão Fox, em uma curiosa inversão de papéis — este é que surgiu como opção superior ao Gol, não o contrário. Mesmo sem computador de bordo e configurador de funções, que são opcionais, o Gol tem mostradores bem legíveis, termômetro do motor e um conta-giros bem maior e mais útil que o diminuto do Fox. Só não aprovamos o retorno da iluminação em vermelho e azul escuro, pois este não contrasta bem com o fundo preto.

Os principais mostradores do Sandero são bem legíveis; já os de combustível e temperatura em cristal líquido são razoáveis. Todos iluminados em laranja, incluem computador. Este recurso e a cor da luz são comuns ao Palio, mas seu mostrador de combustível em cristal líquido é pequeno e pouco prático (seria preferível trocar de padrão com o de temperatura). Corsa e Fiesta equivalem-se com os instrumentos essenciais de fácil leitura, iluminados em tom amarelado no primeiro e em verde no segundo. Este Ford usa fundo claro, mas do tipo que escurece sob baixa luz ambiente, como no Palio e no Sandero. O compacto quadro do Ka repete a iluminação do irmão maior, mas não tem termômetro do motor. Ele, o Gol (como opcional) e o Palio apontam a quilometragem que falta para a revisão.

Posição de dirigir é outro ponto em que o Gol evoluiu bastante: acabou a divergência de banco para a esquerda, pedais e volante para a direita. Agora só os pedais estão um pouco para a direita, mas isso pouco incomoda. Os demais são corretos nesse aspecto. E o volante do mais novo VW conta com ajustes em altura e distância. Dos outros, só Fiesta e Palio têm regulagem em altura. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade