Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Corsa: interior muito simplificado, mas com boa posição do motorista

Clique para ampliar a imagem

Ka: painel perdeu a harmonia do antigo, mas interior ficou mais prático

Clique para ampliar a imagem

Fiesta: reforma interna no ano passado melhorou aspecto e conforto

Clique para ampliar a imagem

Sandero: o melhor revestimento e detalhes superiores aos do Logan

Clique para ampliar a imagem

Gol: interior de aspecto simples ganha toques de bom gosto no Power

Clique para ampliar a imagem

Palio: boa oferta de itens de conveniência, apesar dos itens perdidos

Inconveniente no Gol é que o ajuste de altura do assento trabalha mais na inclinação, mantendo a parte dianteira na mesma posição, e seu modo de regulagem (como no Corsa) não é prático: o peso do motorista faz baixar o banco contra o esforço da mola em erguê-lo. Preferível é o sistema de alavanca usado no Sandero e Fiesta. Palio e Ka têm altura fixa e, neste último, o banco é mais baixo do que muitos gostariam e apóia mal as coxas (o que acontece também no assento traseiro), cansando em pouco tempo.

Há itens exclusivos em alguns deles. No Palio, comando interno para o bocal de abastecimento, temporizador de faróis e alerta programável para excesso de velocidade (opcional no Gol). No Sandero o comutador de farol de puxar (em vez de puxar e empurrar como nos outros), que sempre o acende em facho baixo, e o destravamento em separado da porta do motorista, mais seguro. Ka, Fiesta, Gol e Sandero têm os melhores difusores de ar, práticos de ajustar e bem posicionados. Os do Palio continuam em posição baixa demais para ar-condicionado, que dificulta a refrigeração homogênea da cabine, pois o ar frio deve ser dirigido sempre para cima.

Os melhores controles elétricos de vidros estão no Ka, Fiesta, Gol e Corsa (na versão Premium, pois a Maxx avaliada só oferece o arcaico acionamento manual): função um-toque e sensor antiesmagamento em todos, além de temporizador. Vale notar que, conforme o pacote de opcionais, no Fiesta há controle elétrico apenas na frente e um-toque só para descida do vidro do motorista. No Palio o um-toque só vale para a descida (mais a subida do motorista) e no Sandero não existe; além disso, eles não trazem temporizador. E a Renault montou os comandos dianteiros no painel e os traseiros em posição infeliz, no fim do console, longe das mãos dos passageiros.

No Ka e Fiesta é possível abrir e fechar vidros a distância; no Gol e Corsa há fechamento automático ao travar as portas, com opção de abertura a distância no VW. Alarme com proteção por ultra-som só não está disponível no Sandero e no Corsa Maxx. Os retrovisores têm comando elétrico, exceto no Ka e no Corsa. Abertura interna do porta-malas vem no Palio, Ka e Fiesta. Os Fords e o Gol trazem comando também na chave, mas falta ao VW o do painel: se a chave não estiver por perto não há como abrir a tampa.

O Palio mostra "depenação" se comparado a anos anteriores. Perdeu o comando um-toque para subida, o antiesmagamento e o temporizador, regulagem de intervalo do limpador de pára-brisa, seu acionamento vinculado ao do lavador (que falta também no Sandero), ativação do limpador traseiro ao dar ré com o dianteiro ligado, cobertura do compartimento de bagagem revestida, acionamento da luz interna pelas portas de trás (inaceitável) e a lingüeta que surgia na grade para facilitar a abertura do capô.

Apenas Gol e Palio podem ter sistema de áudio de fábrica, com rádio/toca-CDs, leitura de MP3 e interface Bluetooth para celular. O do Fiat tem formato exclusivo, o que inibe o furto, mas a qualidade de som é muito baixa. O do VW permite inserir pendrive e cartão de memória e oferece comandos no volante como opcional. Os demais recebem o aparelho em concessionária.

Temporizador da luz interna com apagamento gradual vem em todos, exceto Corsa e Ka. Já luzes de leitura são raras: à frente e atrás no Fiesta e só à frente no Sandero e Gol. Nos demais depende-se da iluminação geral. Faixa degradê no pára-brisa está no Fiat e no VW; luz de aviso para porta mal fechada vem só no Fiat e no Renault, mas a iluminação interna dos Fords e do VW permanece acesa nessa situação para servir de alerta, o que não acontece no Corsa. Todos trazem espelho em ambos os pára-sóis, mas apenas os do Gol contam com iluminação. Acendedor de cigarros equipa Fiesta e Sandero. Já Corsa e Palio têm porta-óculos de teto, em plástico de péssima qualidade no caso do Fiat. Continua

Bons detalhes: porta-óculos de teto no Corsa e no Palio, abertura interna do tanque no Fiat, do porta-malas neste e no Ka, difusores de ar práticos no Fiesta (também no Ka, Sandero e Gol) e o sistema de áudio do Gol com MP3, comandos no volante e entradas para pendrive e cartão de memória

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade