
Corsa: interior muito
simplificado, mas com boa posição do motorista

Ka: painel perdeu a harmonia
do antigo, mas interior ficou mais prático

Fiesta: reforma interna no
ano passado melhorou aspecto e conforto

Sandero: o melhor
revestimento e detalhes superiores aos do Logan

Gol: interior de aspecto
simples ganha toques de bom gosto no Power |

Palio: boa oferta de itens de
conveniência, apesar dos itens perdidos
Inconveniente no Gol é que o ajuste de altura do assento trabalha
mais
na inclinação, mantendo a parte dianteira na mesma posição, e seu modo
de regulagem (como no Corsa) não é prático: o peso do motorista faz
baixar o banco contra o esforço da mola em erguê-lo. Preferível é o
sistema de alavanca usado no Sandero e Fiesta. Palio e Ka têm
altura fixa e, neste último, o banco é mais baixo do que muitos
gostariam e apóia mal as coxas (o que acontece também no assento
traseiro), cansando em pouco tempo.
Há itens exclusivos em alguns deles. No Palio, comando interno para o
bocal de abastecimento, temporizador de
faróis e alerta programável para excesso de velocidade (opcional no
Gol). No Sandero o comutador de farol de puxar (em vez de puxar e
empurrar como nos outros), que sempre o acende em facho baixo, e o
destravamento em separado da porta do motorista, mais seguro.
Ka, Fiesta, Gol e Sandero têm os melhores difusores de ar, práticos de
ajustar e bem posicionados. Os do Palio continuam em posição baixa
demais para ar-condicionado, que dificulta a refrigeração homogênea da
cabine, pois o ar frio deve ser dirigido sempre para cima.
Os melhores controles elétricos de vidros estão no Ka, Fiesta, Gol e
Corsa (na versão Premium, pois a Maxx avaliada só oferece o arcaico
acionamento manual): função um-toque e
sensor antiesmagamento em todos, além de
temporizador. Vale notar que, conforme o
pacote de opcionais, no Fiesta há controle elétrico apenas na frente e um-toque só para descida do vidro do
motorista. No Palio o um-toque só vale para a descida (mais a subida do motorista) e no
Sandero não existe; além disso, eles não trazem temporizador.
E a Renault montou os comandos dianteiros no
painel e os traseiros em posição infeliz, no fim do console, longe das
mãos dos passageiros.
No Ka e Fiesta é possível abrir e fechar vidros a distância; no Gol
e Corsa há fechamento automático ao travar as portas, com opção de
abertura a distância no VW. Alarme com proteção por ultra-som só não
está disponível no Sandero e no Corsa Maxx. Os retrovisores têm comando
elétrico, exceto no Ka e no Corsa. Abertura interna do porta-malas vem
no Palio, Ka e Fiesta. Os Fords e o Gol trazem comando também na chave,
mas falta ao VW o do painel: se a chave não estiver por perto não há
como abrir a tampa.
O
Palio mostra "depenação" se comparado a anos anteriores. Perdeu o
comando um-toque para subida, o antiesmagamento e o temporizador,
regulagem de intervalo do limpador de pára-brisa, seu acionamento
vinculado ao do lavador (que falta também no Sandero), ativação do
limpador traseiro ao dar ré com o dianteiro ligado, cobertura do
compartimento de bagagem revestida, acionamento da luz interna pelas
portas de trás (inaceitável) e a lingüeta que surgia na grade para
facilitar a abertura do capô.
Apenas Gol e Palio podem ter sistema de áudio de fábrica, com
rádio/toca-CDs, leitura de MP3 e
interface Bluetooth para celular. O do
Fiat tem formato exclusivo, o que inibe o furto, mas a qualidade de som
é muito baixa. O do VW permite inserir pendrive e cartão de memória e oferece comandos no volante como opcional.
Os demais recebem o
aparelho em concessionária.
Temporizador da luz interna com
apagamento gradual vem em todos, exceto Corsa e Ka. Já luzes de leitura
são raras: à frente e atrás no Fiesta e só à frente no Sandero e Gol. Nos demais depende-se da iluminação geral. Faixa degradê no
pára-brisa está no Fiat e no VW; luz de aviso para porta mal
fechada vem só no Fiat e no Renault, mas a iluminação interna dos Fords e do VW permanece acesa nessa situação para servir de alerta, o
que não acontece no Corsa. Todos trazem espelho em ambos os pára-sóis,
mas apenas os do Gol contam com iluminação. Acendedor de cigarros equipa
Fiesta e Sandero. Já Corsa e Palio têm porta-óculos de teto, em plástico
de péssima qualidade no caso do Fiat.
Continua
|