Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Os pequenos que querem crescer

Como se saem os dois novos compactos com "algo a
mais" diante de concorrentes estabelecidos?
Citroën C3 Exclusive 1,6 16V Honda Fit LX-L 1,35 CVT
Renault Clio Privilège 1,6 16V Volkswagen Polo Comfortline 1,6
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Diferentes no formato, mas muito próximos em porte, preço e -- exceto o Fit -- potência, os quatro modelos disputam o mesmo comprador

No ano passado foram os novos Corsa, Fiesta e Polo. Este ano já são dois lançamentos — ou três, se considerada a reestilização do Clio — no segmento dos pequenos, com o Honda Fit e o Citroën C3. Para o consumidor, nada melhor do que ter muitas opções, mas isso implica dificuldade cada vez maior em definir a melhor compra. E é para facilitar essa tarefa que o Best Cars Web Site comparou esses três modelos entre si e ao vencedor do comparativo do ano passado, o Polo.

A inclusão do Fit neste grupo, em vez de sua comparação com Meriva ou outro monovolume, pode gerar controvérsia mas tem toda a razão de ocorrer: a não ser pelo formato da carroceria, em que o capô se integra ao compartimento de passageiros, o novo Honda está plenamente inserido no segmento, sendo até mesmo mais baixo que o C3. O importante é que todos buscam o mesmo comprador, o que não ocorre entre Fit e Meriva a nosso ver. E, dos "três P" que justificam um comparativo — porte, potência e preço —, eles se equivalem em pelo menos dois.

Todos medem de 3,8 a 3,9 metros de comprimento e de 2,45 a 2,47 metros entre eixos. À exceção do Fit, lançado apenas com motor de 1,35 litro e 80 cv, os demais ficam entre 101 e 110 cv de potência e têm a mesma cilindrada, 1,6 litro. E os quatro podem ser adquiridos na faixa de R$ 35 mil a R$ 40 mil, embora haja variação significativa de acordo com os opcionais solicitados (veja os preços).

Os quatro modelos foram avaliados na versão de topo (mas com motor 1,6 e não 2,0 no caso do Polo) e com praticamente todos os opcionais. Isso inclui, no Fit, o câmbio automático de variação contínua (CVT), indisponível nos demais. É bom ressaltar que o comprador que não fizer questão dessa conveniência pode ter o mesmo Fit LX-L por R$ 3,4 mil a menos, o que o torna mais competitivo no segmento. Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento
e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de Desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica
> Desempenho e consumo
> Garantia e assistência

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação: 8/7/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados