



Diferentes no formato, mas muito próximos em porte, preço e -- exceto o
Fit -- potência, os quatro modelos disputam o mesmo comprador |
No ano passado foram os novos Corsa, Fiesta e Polo. Este ano já são dois
lançamentos — ou três, se considerada a reestilização do Clio — no
segmento dos pequenos, com o Honda Fit e o Citroën C3. Para o
consumidor, nada melhor do que ter muitas opções, mas isso implica
dificuldade cada vez maior em definir a melhor compra. E é para
facilitar essa tarefa que o Best Cars Web Site comparou esses
três modelos entre si e ao vencedor do
comparativo do ano passado, o Polo.
A inclusão do Fit neste grupo, em vez de sua comparação com Meriva ou
outro monovolume, pode gerar controvérsia mas tem toda a razão de
ocorrer: a não ser pelo formato da carroceria, em que o capô se integra
ao compartimento de passageiros, o novo Honda está plenamente inserido
no segmento, sendo até mesmo mais baixo que o C3. O importante é que
todos buscam o mesmo comprador, o que não ocorre entre Fit e Meriva a
nosso ver. E,
dos "três P" que justificam um comparativo — porte, potência e preço —,
eles se equivalem em pelo menos dois.
Todos medem de 3,8 a 3,9 metros de comprimento e de 2,45 a 2,47 metros
entre eixos. À exceção do Fit, lançado apenas com motor de 1,35 litro e
80 cv, os demais ficam entre 101 e 110 cv de potência e têm a mesma
cilindrada, 1,6 litro. E os quatro podem ser adquiridos na faixa de R$
35 mil a R$ 40 mil, embora haja variação significativa de acordo com os opcionais
solicitados (veja os preços).
Os quatro modelos foram avaliados na versão de topo (mas com motor 1,6 e
não 2,0 no caso do Polo) e com praticamente todos os opcionais. Isso
inclui, no Fit, o câmbio automático de variação contínua (CVT),
indisponível nos demais. É bom ressaltar que o comprador que não fizer
questão dessa conveniência pode ter o mesmo Fit LX-L por R$ 3,4 mil a
menos, o que o torna mais competitivo no segmento.
Continua
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