Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

C3: estilo irreverente, com formas
curvas e inspiração no clássico 2CV

Clique para ampliar a imagem

Fit: grandes faróis tentam alegrar o
desenho típico de monovolume

Clique para ampliar a imagem

Polo: a sobriedade de um VW,
a não ser pelos quatro faróis ovalados

Clique para ampliar a imagem

Clio: a "cara de bravo" melhorou um
desenho que é o mais antigo

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A surpresa: embora não pareça, por ser um monovolume, o Fit é mais largo e mais baixo que o C3

Concepção e estilo

Nossos dois pequenos mais novos são também os mais modernos, ao lado do Polo: os três foram lançados em 2001 no mercado internacional, com carroceria e plataforma inéditas. O Clio é mais antigo (1998) e recebeu apenas uma reestilização frontal, em 2001 na Europa. O C3 é o sucessor do Saxo, e o Fit, do Logo, um dois-volumes. O Polo corresponde à quinta geração do modelo lançado em 1975 (leia história), enquanto o Clio atual é o segundo, dando seqüência à geração de 1990.

O Citroën tem o mérito de ser criativo: a inspiração no clássico 2CV e uma boa dose de originalidade resultaram em um dois-volumes de linhas irreverentes, com destaque para a linha curva que vai da base do pára-brisa (o mais curvo que já vimos) até a traseira, com suas lanternas triangulares. Os faróis é que poderiam ser menos comportados para se harmonizar com o conjunto — e, em nossa opinião, a grade é grande demais. Ambos os elementos foram modificados na versão Pluriel, de modo bem-sucedido.

O Honda segue a imposição do formato monovolume, sendo original apenas nos faróis, que parecem grandes olhos. Não é exatamente bonito, mas tem seu charme. Um ponto positivo é a área envidraçada, bem proporcionada, que evita a sensação de janelas grandes demais. Por outro lado, as rodas de 14 pol parecem pequenas, tamanha a amplitude da carroceria.

Os outros dois são bem conhecidos. O Clio ficou bem com a nova frente, integrando-se melhor ao estilo atual da marca (antes só se parecia com o Kangoo) e ganhando certa esportividade. Não apreciamos o restante da carroceria, mas há admiradores. Finalmente, o Polo parece-se demais com os outros Volkswagens, o que para alguns não é um demérito, mas tem a virtude de agradar à grande maioria. E seus quatro faróis são um interessante elemento de identificação.

O C3 tem o melhor coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,31, ante 0,32 do Fit e do Polo e 0,35 do Clio. Mas os dois últimos são mais baixos e por isso têm menor área frontal, o que provavelmente traz vantagem ao VW no coeficiente final.

Conforto e conveniência

É comum que carros como estes — até pelo que custam — recebam o rótulo de "compactos premium". No entanto, nenhum deles cumpre bem este papel, o que logo se percebe ao analisar os interiores: a qualidade dos materiais pouco foge ao padrão de simplicidade que vem tomando conta da produção nacional. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados