Custo-benefício
As diferenças de preço que se notam na
tabela são, em boa parte, ilusórias. Ocorre que o C3
vem fartamente equipado de série, até com freios ABS, mas sem bolsas infláveis;
o Clio vem com as bolsas, mas sem ABS e muitos itens de conveniência; o Fit tem
ABS e as bolsas, mas deixa de lado vários equipamentos; e o Polo sai "pelado",
sem as bolsas, o ABS e até o controle elétrico dos vidros, embora dotado de
numerosos detalhes.
Para tê-los no mesmo padrão de equipamentos, o comprador pagará cerca de R$ 37,5
mil no Citroën, R$ 36,6 mil no Honda (sem CVT), R$ 35,2 mil no Renault e mais de
R$ 40 mil no VW. Fica fácil perceber que há dois carros fora de preço aqui: o
Polo, caro demais, e o Fit, que teria de custar menos em vista das desvantagens
em potência e equipamentos.
Diante disso, qual a melhor compra? Se fosse possível, ficaríamos com uma
mistura: estilo do Polo, motor e direção do C3, o rodar confortável do Clio,
câmbio CVT e espaço interno do Fit...
De volta ao mundo real, as melhores impressões foram do C3 e — preço à parte —
do Polo, que também se saíram melhor nas notas (ao lado). Mas ficou evidente que
cada modelo tem seus pontos altos e baixos, que devem ser bem pesados pelo
leitor para definir sua melhor opção. Continua |
|
C3 |
Fit |
Clio |
Polo |
Estilo |
4 |
3 |
3 |
4 |
Acabamento |
4 |
3 |
3 |
3 |
Posição de dirigir |
4 |
3 |
3 |
4 |
Instrumentos |
3 |
3 |
3 |
4 |
Itens de conveniência |
4 |
3 |
3 |
4 |
Espaço interno |
3 |
4 |
3 |
3 |
Porta-malas |
4 |
4 |
3 |
3 |
Motor |
5 |
4 |
4 |
4 |
Desempenho |
4 |
3 |
4 |
4 |
Consumo |
4 |
5 |
4 |
3 |
Câmbio |
4 |
5 |
3 |
5 |
Freios |
5 |
4 |
4 |
4 |
Suspensão |
4 |
3 |
4 |
4 |
Estabilidade |
4 |
3 |
3 |
4 |
Segurança passiva |
4 |
4 |
4 |
4 |
Custo-benefício |
4 |
3 |
4 |
3 |
Média |
4,0 |
3,5 |
3,4 |
3,7 |
Posição |
1°. |
3°. |
4°. |
2°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor;
conheça nossa metodologia |
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