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Lá se vão mais de dois anos desde nosso último
comparativo com os hatchbacks mais relevantes do segmento médio, em
abril de 2003. Curiosamente, desde então os modelos dessa categoria são
os mesmos — os lançamentos têm-se concentrado entre os
três-volumes, como as novas gerações de Vectra, Mégane e Civic. A Citroën anunciou que traria o C4 da França este ano, mas adiou os
planos e vai aguardar sua produção na Argentina.
O que motivou este novo comparativo foi a revitalização de três dos
automóveis em termos de desempenho: primeiro o 307, com a chegada da
versão de 2,0 litros e 138 cv; depois o Astra, com motor
flexível em combustível de até 127,6
cv; e por último o Focus, que desde junho vem com um novo 2,0 de
expressivos 147 cv. Um quadro auspicioso para quem gosta de dirigir e
aprecia muitos cavalos à disposição. Tanto que o Stilo de 122 cv,
segundo em potência naquela oportunidade, caiu para o último lugar desta
vez, com a ajuda da eliminação do Golf.
E por que o carro da Volkswagen foi excluído? São várias razões. Uma,
ele vende cada vez menos; outra, já havia ficado em último no
comparativo anterior; mais uma, a série especial Sport (com preço
interessante em vista do motor 1,8 turbo de 150 cv) deixou de ser
produzida; e por último, mas não menos importante, a versão 2,0 está isenta
de evoluções desde então — ao contrário, tem sido "depenada" com a perda
de equipamentos. Por isso, concluímos que seria inútil trazê-lo de volta
à briga.
Como de hábito, o BCWS baseou-se em quatro "Ps" na escolha dos
competidores: proposta, porte (itens em que não resta dúvida
serem equivalentes), potência e preço. Os 147 cv do Focus
estão mais perto dos 167 do Stilo Abarth que dos 122 da versão 16V, mas
a diferença de valores é enorme, o
que inviabiliza sua escalação. Ficamos assim com o 16V, de R$ 72,4 mil com
opcionais (é preciso pagar por alguns extras para chegar ao mesmo padrão
de equipamentos de Focus e Peugeot), ainda assim R$ 10 mil mais caro que o Focus Ghia.
O 307 com motor 2,0 vem hoje em acabamento único Feline, a interessantes
R$ 61,5 mil. Para que o Astra tivesse equilíbrio em preço com os
adversários, ficamos com a versão de topo Elite, de R$ 64,6 mil. O curioso é que os dois menos potentes
acabam ficando também mais caros... não um bom começo.
Continua
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