Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Segmento fortalecido

Clique para ampliar a imagem

Quatro hatches médios, três deles com motores mais potentes,
reencontram-se para a grande dúvida: qual a melhor opção?

Chevrolet Astra Elite 2,0 Flexpower Ford Focus Ghia 2,0 16V
Fiat Stilo 1,8 16V Peugeot 307 Feline 2,0 16V
Texto: Fabrício Samahá - Fotos do autor e de divulgação

Lá se vão mais de dois anos desde nosso último comparativo com os hatchbacks mais relevantes do segmento médio, em abril de 2003. Curiosamente, desde então os modelos dessa categoria são os mesmos — os lançamentos têm-se concentrado entre os três-volumes, como as novas gerações de Vectra, Mégane e Civic. A Citroën anunciou que traria o C4 da França este ano, mas adiou os planos e vai aguardar sua produção na Argentina.

O que motivou este novo comparativo foi a revitalização de três dos automóveis em termos de desempenho: primeiro o 307, com a chegada da versão de 2,0 litros e 138 cv; depois o Astra, com motor flexível em combustível de até 127,6 cv; e por último o Focus, que desde junho vem com um novo 2,0 de expressivos 147 cv. Um quadro auspicioso para quem gosta de dirigir e aprecia muitos cavalos à disposição. Tanto que o Stilo de 122 cv, segundo em potência naquela oportunidade, caiu para o último lugar desta vez, com a ajuda da eliminação do Golf.

E por que o carro da Volkswagen foi excluído? São várias razões. Uma, ele vende cada vez menos; outra, já havia ficado em último no comparativo anterior; mais uma, a série especial Sport (com preço interessante em vista do motor 1,8 turbo de 150 cv) deixou de ser produzida; e por último, mas não menos importante, a versão 2,0 está isenta de evoluções desde então — ao contrário, tem sido "depenada" com a perda de equipamentos. Por isso, concluímos que seria inútil trazê-lo de volta à briga.

Como de hábito, o BCWS baseou-se em quatro "Ps" na escolha dos competidores: proposta, porte (itens em que não resta dúvida serem equivalentes), potência e preço. Os 147 cv do Focus estão mais perto dos 167 do Stilo Abarth que dos 122 da versão 16V, mas a diferença de valores é enorme, o que inviabiliza sua escalação. Ficamos assim com o 16V, de R$ 72,4 mil com opcionais (é preciso pagar por alguns extras para chegar ao mesmo padrão de equipamentos de Focus e Peugeot), ainda assim R$ 10 mil mais caro que o Focus Ghia.

O 307 com motor 2,0 vem hoje em acabamento único Feline, a interessantes R$ 61,5 mil. Para que o Astra tivesse equilíbrio em preço com os adversários, ficamos com a versão de topo Elite, de R$ 64,6 mil. O curioso é que os dois menos potentes acabam ficando também mais caros... não um bom começo. Continua

> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica
> Garantia e assistência

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 15/11/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade