Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Desenvolvida para o BCWS pelo consultor Iran Cartaxo, a simulação de desempenho apontou alguns fatos interessantes. O mais curioso deles foi o empate técnico em velocidade máxima entre Astra (com álcool), Focus e 307, com no máximo 0,3 km/h de diferença. A grande diferença de potência acaba compensada por fatores como aerodinâmica e área frontal (com melhor resultado no Astra, percebido pela menor potência consumida a 120 km/h) e relações de marcha.

O 307 "casa" bem as rotações de maior potência e de velocidade final, enquanto o Focus, o mais potente dos três, está longe de conseguir esse equilíbrio, o que opõe sua cavalaria superior. O Stilo, com apenas 122 cv, fica para trás, apesar do ótimo cálculo da quinta marcha para velocidade máxima.
O Focus assume a liderança nas acelerações de 0-100 km/h e 0-1.000 metros, enquanto o pesado 307 chega a empatar com o Stilo na 0-400 m, em último lugar. Por outro lado, o Peugeot recorre ao câmbio curto para obter as melhores retomadas, ponto em que o longo Ford sai prejudicado, perdendo até para o Fiat.

Em consumo de gasolina, a vantagem é do Astra em qualquer condição simulada, embora empatado com o Focus em duas delas. Aqui, boa aerodinâmica, o câmbio mais longo dos quatro e um motor com alta taxa de compressão contam a favor do carro da GM. O 307 e o Stilo ficam equilibrados, atrás dos outros dois. O consumo do Astra com álcool é naturalmente bem mais alto que com gasolina, mas dentro da média de aumento (30%) usual na mudança de combustível.
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   Astra/gas. Astra/álc. Stilo Focus 307
Velocidade máxima 196,6 km/h 201,0 km/h 188,9 km/h 200,9 km/h 200,7 km/h
Regime à vel. máxima (5a.) 4.950 rpm 5.050 rpm 5.600 rpm 5.350 rpm 5.850 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 3.000 rpm 3.550 rpm 3.200 rpm 3.500 rpm
Potência a 120 km/h 27 cv 31 cv 30 cv 30 cv
Acel. de 0 a 100 km/h 11,5 s 10,6 s 12,0 s 10,2 s 11,6 s
Acel. de 0 a 400 m 17,8 s 17,3 s 18,2 s 17,4 s 18,2 s
Acel. de 0 a 1.000 m 32,4 s 31,5 s 33,2 s 31,3 s 32,5 s
Ret. 80 a 120 km/h em 5a. 15,7 s 14,8 s 15,0 s 15,3 s 14,1 s
Ret. 60 a 100 km/h em 4a. 11,4 s 10,5 s 10,4 s 10,8 s 10,3 s
Consumo em cidade 8,6 km/l 6,0 km/l 8,1 km/l 8,6 km/l 8,0 km/l
Consumo em estrada 12,5 km/l 9,0 km/l 11,5 km/l 12,0 km/l 11,2 km/l
Consumo a 60 km/h 14,2 km/l 10,1 km/l 13,2 km/l 14,2 km/l 13,0 km/l
Consumo a 80 km/h 13,1 km/l 9,4 km/l 12,0 km/l 12,6 km/l 11,8 km/l
Consumo a 100 km/h 11,9 km/l 8,6 km/l 10,6 km/l 11,1 km/l 10,4 km/l
Consumo a 120 km/h 10,7 km/l 7,8 km/l 9,4 km/l 9,6 km/l 9,2 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os novos ciclos de consumo

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade