Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Astra: o desenho mais antigo não chega a incomodar

Clique para ampliar a imagem

Stilo: formas angulosas, atuais, e traseira discutível

Clique para ampliar a imagem

Focus: aos sete anos, não parece ter envelhecido

Clique para ampliar a imagem

307: como o Fiat, é alto a ponto de lembrar as minivans

Concepção e estilo

Sinal dos tempos: se os cinco carros do comparativo de 2003 estavam atualizados aos equivalentes europeus, hoje isso só acontece com dois deles — Stilo e 307, sendo que este já teve uma reestilização frontal por lá. Estamos mesmo perdendo a sintonia com o Primeiro Mundo. Os dois são, não por acaso, os mais recentes do grupo, lançados nos países de origem em 2001 e no Brasil um ano depois. O Astra de segunda geração nasceu em 1997 na Alemanha e no ano seguinte aqui, e o primeiro Focus, em 1998 e 2000, na ordem. Só a General Motors aplicou uma reestilização, na linha 2003, enquanto a Ford fez apenas retoques estéticos um ano mais tarde.

Mais avançado para seu tempo, o Focus não parece mais antigo que o 307 e o Stilo — um trio ainda atual, mas que não agrada a todos. O Peugeot e o Fiat, um tanto altos, chegam a lembrar minivans, ao passo que este último e o Ford dividem opiniões quanto à traseira, por diferentes motivos: seria muito discreta no primeiro e ousada no segundo. Quanto ao modelo da GM, embora não esconda o avanço da idade, tem linhas simples que geram pouca rejeição e ainda não está de todo superado.

Não há diferença expressiva em coeficiente aerodinâmico (Cx): no Astra é 0,30, no Peugeot 0,31, no Stilo 0,315 e no Focus 0,32, de acordo com os fabricantes. Mas os modelos da GM e da Ford têm menor área frontal, pela altura inferior (em especial o primeiro), o que traz melhor resultado na multiplicação destes fatores.

Conforto e conveniência

Em se tratando de ambiente interno, os carros pouco mudaram desde o comparativo anterior. A melhor impressão ainda é passada por Focus e 307, que usam materiais de aspecto superior — sobretudo os plásticos, alguns deles rígidos e com rebarbas nos outros dois. É uma pena, em nossa opinião, que as quatro marcas tenham adotado tons escuros no acabamento, que deixam saudades da sensação de espaço e arejamento de anos anteriores do Ford, Chevrolet e Peugeot.

O Focus avaliado era 2005 e não trazia bancos de couro, que agora são de série (assim como no Astra Elite; há opção no Stilo). A versão Ghia da Ford voltou a usar o aplique que imita madeira cinza-escura no painel, console e portas, que julgamos de bom gosto. Já o 307 Feline perdeu a simulação de madeira marrom (em favor do tom prata), que permanece no Astra, embora divida opiniões entre os brasileiros. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade