Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Astra: o único flexível e o maior torque, só com álcool

Clique para ampliar a imagem

Stilo: coletor variável, mas com a menor cilindrada

Clique para ampliar a imagem

Focus: bons resultados com o novo e potente Duratec

Clique para ampliar a imagem

307: motor de 2,0 litros é segundo em potência e torque

O único com teto solar de série é o Focus. Foi ótima medida, a nosso ver, seu retorno a toda versão Ghia na linha 2006, pois até então era restrito ao Sedan com câmbio automático (apesar de a publicidade na TV mostrá-lo em um hatch de caixa manual). O Stilo tem como opcional o amplo Sky Window, com cinco lâminas de vidro e comando elétrico até para o forro: apesar de agradável, custa caro e afeta em muito o espaço para cabeça no banco traseiro. O Astra trazia o opcional na versão Elite, mas o perdeu.

Exclusivos do Stilo são a lingüeta na grade para liberar a trava do capô e a mola a gás que o sustenta aberto; por outro lado, não tem as maçanetas internas cromadas, mais fáceis de encontrar à noite. No 307 há apoios de braço nos bancos dianteiros e gavetas para objetos sob os assentos. Luzes de cortesia no assoalho dianteiro só equipam o Focus, e indicador inteligente de troca de marcha, apenas o Astra.

Stilo e 307 são um pouco mais espaçosos, graças às maiores dimensões da carroceria (exceto entreeixos, em que a diferença não passa de 16 mm no grupo), mas os outros não deixam a desejar. São todos apropriados a quatro adultos e uma criança, com a ressalva do espaço para cabeça no Fiat com teto solar. Nele, o conjunto NGI (opcional) traz ajuste longitudinal do assento traseiro e de inclinação do encosto, além de banco dianteiro direito rebatível.

O maior compartimento de bagagem é o do Peugeot, para 420 litros, ante 370 do Astra e 350 do Focus e do Stilo. Neste o valor refere-se à posição mais recuada do banco ajustável, mas pode chegar a 430 com ele todo à frente (neste caso acaba o espaço para pernas) ou ficar em valor intermediário. Todos têm banco traseiro bipartido e o estepe por dentro, incluindo o 307, que rompe a tradição francesa de trazer o pneu por baixo da carroceria. A roda do estepe é de aço nos quatro carros.

Mecânica, comportamento
e segurança

O novo motor do Focus é um 2,0-litros com bloco de alumínio, quatro válvulas por cilindro e alta potência específica — os mesmos atributos, aliás, do 307. O do Astra tem como trunfo a flexibilidade em combustível, mas é mais antigo e tem duas válvulas apenas. E a menor cilindrada penaliza, neste grupo, o Stilo, apesar das 16 válvulas e do exclusivo coletor de admissão de geometria variável. O Ford é líder em potência, com 147 cv, ante 138 do Peugeot, 127,6/121 do Astra (gasolina/álcool) e 122 do Stilo. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade