|
Astra |
Stilo |
Focus |
307 |
Estilo |
4 |
4 |
4 |
4 |
Acabamento |
3 |
3 |
4 |
4 |
Posição de dirigir |
4 |
3 |
3 |
4 |
Instrumentos |
4 |
4 |
4 |
4 |
Itens de conveniência |
4 |
5 |
4 |
5 |
Espaço interno |
4 |
5 |
4 |
5 |
Porta-malas |
3 |
4 |
3 |
4 |
Motor |
4 |
3 |
5 |
4 |
Desempenho |
5 |
4 |
5 |
4 |
Consumo |
3 |
3 |
3 |
3 |
Câmbio |
4 |
4 |
4 |
4 |
Freios |
5 |
5 |
5 |
5 |
Suspensão |
4 |
4 |
5 |
4 |
Estabilidade |
4 |
4 |
4 |
4 |
Segurança passiva |
5 |
4 |
4 |
4 |
Custo-benefício |
3 |
3 |
4 |
4 |
Média |
3,93 |
3,87 |
4,06 |
4,12 |
Posição |
3º. |
4º. |
2º. |
1º. |
As notas vão de 1
a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa
metodologia |
|
Custo-benefício
Em um mercado onde não há mais
espaço para carros ruins, mais um comparativo termina com relativo equilíbrio.
Os quatro hatches mostram atributos para atender às expectativas de seu
público-alvo, seja em conforto, desempenho, segurança ou praticidade. O fato de
não haver nenhuma nota inferior a três na tabela prova que, ao menos neste
segmento, não há grandes deficiências entre os concorrentes.
Uma conclusão, porém, pode ser tirada — com resultados incômodos para a
indústria nacional. Os dois modelos produzidos na Argentina (Focus e 307) são
claramente superiores na relação custo-benefício, pois oferecem melhor conjunto
que os brasileiros Astra e Stilo e, ao mesmo tempo, custam menos (muito
menos, no caso do modelo da Fiat) com padrão de equipamentos similar — cuidado
que o BCWS teve ao compor os preços das unidades avaliadas, para evitar
distorções.
Não há justificativa para que o Stilo, com menos itens de conforto e menor
potência, custe R$ 10 mil a mais que o Focus (que vem com bancos de couro e teto
solar) e R$ 11 mil acima do 307. Mesmo o Astra, pouco mais caro que os
argentinos, poderia custar menos diante do projeto mais antigo, embora seja
convincente em itens de série. Assim, por mais desagradável que possa soar aos
bairristas, os melhores hatches médios do mercado são os feitos no país vizinho.
Continua |