Para andar na linha

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Com comportamento que não empolga nem decepciona, a Palio
Trekking entrega o que promete, mas falta conteúdo de série

Texto e fotos: Gino Brasil

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O desenho agradável da nova Weekend ganha ar aventureiro com itens que vinham na antiga Adventure, como molduras pretas de para-lamas

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Os faróis baixos elipsoidais são destaque; na traseira, a ampla quinta porta dá acesso a um bom compartimento de carga, apto a 460 litros

Mudanças são importantes. Elas contribuem para que qualquer carro se mantenha no mercado, que continue com boa quantidade de unidades vendidas e desejado pelo público. Para a Palio Weekend não foi diferente. Sua primeira série apresentou em 1999 a versão Adventure. Devido ao sucesso, mesmo que por um curto período no mercado frente às demais versões, a Fiat deu mais atenção à versão, que passou a ser — em termos mecânicos e de equipamentos — equivalente ao acabamento de topo da gama, a HLX, por ocasião da primeira reestilização para 2001. Na terceira série, em 2004, a Adventure passou a ditar as normas da linha devido ao enorme sucesso.

Agora, na última alteração de desenho da Weekend, a linha foi apresentada com duas versões com apelo fora-de-estrada frente a uma única sem esse aspecto — a versão de entrada da gama, a ELX. Com as alterações profundas que a Palio Adventure trazia para a linha, como bloqueio de diferencial, maior altura em relação ao solo e grandes pneus de 15 pol, ficaria um vazio na linha, que passou a ser preenchido por uma versão inédita: a Trekking.

Com o pacote original da Adventure, ou seja, os ajustes de suspensão e o conjunto estético que aquele versão usava até então, a Fiat trocou o motor do carro, equipando-o com o de 1,4 litro da linha Fire em vez do 1,8 fornecido pela General Motors. Com potência de 85/86 cv e torque de 12,4/12,5 m.kgf (a gasolina e a álcool, na ordem), é o mesmo da ELX. Com isso, a lacuna foi preenchida e a Fiat ainda inovou no mercado ao oferecer um carro com apelo aventureiro, motor de baixa cilindrada e preço mais acessível.

Partindo de R$ 41.270,00, a Trekking é um dos carros mais baratos do mercado com jeito fora-de-estrada. A Peugeot 207 Escapade, com motor de 1,6 litro e 16 válvulas, custa a partir de R$ 46.100, o EcoSport 1,6 começa em R$ 50.340, o Sandero Stepway 1,6 16V custa R$ 41.790, e o CrossFox 1,6, R$ 41.100. Vale notar que os dois últimos, assim como a Trekking, cobram à parte por ar-condicionado, que é de série nos demais. Mas os equipamentos de série são um tanto escassos para seu preço: direção assistida, faróis de neblina, volante ajustável em altura, terceira luz de freio. Todo o resto é opcional, como ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista, sistema de áudio, banco traseiro bipartido, controle elétrico de vidros e retrovisores, rodas de alumínio, bolsas infláveis frontais e freios antitravamento (ABS), entre outros.

Por fora esta versão mostra bom resultado ao combinar suspensão elevada, molduras pretas nos para-lamas (de linhas curvas, que para muitos são mais agradáveis que as angulosas da nova Adventure) e a frente lançada no Siena, com faróis elipsoidais no facho baixo. O interior é o mesmo da ELX e o pacote de equipamentos de série muda pouco — caso das barras longitudinais no teto, opcionais na ELX e de série na Trekking, assim como o protetor do cárter. As alterações se resumem aos acabamentos, cromados na ELX e pretos na Trekking. O painel é o mesmo desde 2004, mas na última reestilização o quadro de instrumentos para as versões equipadas com motor 1,4 foi trocado.

 A Fiat tirou o marcador de combustível analógico e instalou um digital, na contramão das tendências, pois carros como Celta e Fiesta passaram do digital para o analógico em nome da facilidade de leitura. Se a intenção era eliminar um dos instrumentos para baixar custos, o fabricante podia colocar como digital o marcador de temperatura, que continua no painel, e manter o de combustível analógico. E todo Palio tem os difusores de ar muito baixos para uso de ar-condicionado, algo que já passou a ser uma característica do carro depois de 13 anos. Continua

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Data de publicação: 19/5/09

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