Rodas de 16 pol, apliques em
preto e prata, barras de teto, altura de rodagem 50 mm maior: o pacote
visual tem bom efeito no Stepway |
O time dos "aventureiros urbanos" ganha um novo membro. Depois da linha
Adventure da Fiat, do VW CrossFox e de outros pacotes com aparência
fora-de-estrada — alguns com elementos mecânicos úteis para esse fim,
outros não —, a Renault apresenta a versão Stepway para o hatch Sandero.
Exagerada, a marca francesa o considera o quinto dos seis modelos com
lançamento previsto até 2009, depois de Mégane, Mégane Grand Tour, Logan
e o próprio Sandero. Por nossa conta ainda está no quarto, mas cada um
soma como quiser.
O Stepway adere ao apelo fora-de-estrada com apliques visuais e pequenas
alterações mecânicas. A Renault ressalta que o carro tem vocação urbana
e jovem, com certo apelo esportivo — na linguagem do fabricante é um
carro esporte chique. Não tem, portanto, a proposta de sair do asfalto
que se vê nos Adventures.
Se o CrossFox é o concorrente mais direto, a Renault entende que o
Sandero tem atributos para disputar espaço com modelos de outros
segmentos. Com medidas generosas para o segmento em que se enquadra, o
Stepway tem 4,09 metros de comprimento e 2,59 m de entreeixos, esta uma
medida maior que as de Palio Weekend (2,44 m) e EcoSport (2,49 m). Outro
ponto de destaque é o seu porta-malas com capacidade para 320 litros,
ante 296 do EcoSport e 260 do CrossFox (já a Palio leva 460).
A primeira alteração visível ocorreu na altura livre do solo, que passou
a 185 mm, acréscimo de 50 mm em relação ao Sandero normal — 40 mm pela
suspensão e 10 mm pelos pneus de maior diâmetro. Junto disso, a Renault
procurou dar ao veículo um visual robusto com faróis com máscara negra,
grade frontal formada por filetes pretos e em curva, pára-choques com
apliques em prata e simulação de quebra-mato no dianteiro, faróis de
neblina e protetores de pára-lamas. Na traseira, o carro recebeu
lanternas em fumê e ponteira de escapamento em aço inox. Nas laterais
pode ganhar um adesivo em seis padrões, conforme escolha do cliente,
aplicado na coluna traseira. Há ainda barras longitudinais no teto com
aerofólio integrado.
O interior não difere muito do Sandero Privilège. O quadro de
instrumentos recebe grafismo em branco, com a iluminação âmbar sendo
mantida, e são novos os tecidos de revestimento dos bancos. Conforme o
pacote de opcionais, um aplique nas quatro portas imitando aço escovado
e com o nome Stepway é aplicado. Também inédita no modelo é a opção de
acabamento em couro.
Continua |