

Acabamentos prateados nos
parachoques, faróis negros e molduras de paralamas cuidam do visual; a
altura de rodagem é 25 mm superior


Suspensão recalibrada, melhor
comando de câmbio, menor ruído no interior: aprimoramentos da linha que
fizeram bem também à Escapade |
Fechando o ciclo de atualização da linha 206 brasileira, que adota a
denominação 207 (exceto a versão básica), a Peugeot apresenta à imprensa
a 207 Escapade. O carro foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo,
em outubro, e está à venda desde dezembro, mas por questões estratégicas
a fábrica francesa só fez a apresentação agora para os jornalistas.
As atualizações que a Escapade recebeu seguem o padrão da família,
apresentada em junho passado. Na parte técnica, foram feitas alterações
na calibragem da suspensão, nos comandos do câmbio (que passam a ter
acionamento por cabos, eliminando o antigo varão) e no isolamento
acústico. De resto, a adoção do novo painel que equipa toda a linha e a
nova frente, cujo desenho remete ao do 207 francês, cuidam da aparência
desta versão "aventureira".
A frente agora conta com novo parachoque com uma gigantesca entrada de
ar, cortada somente pela barra de apoio da placa de licença, cujo tom
prateado (repetido no acabamento inferior da traseira) tenta simular uma
proteção de alumínio. Em suas extremidades vêm os faróis de neblina com
moldura prateada de bom gosto. Os faróis da Escapade são os mesmos das
demais versões, mas dotados de máscara negra para um aspecto mais
"bravo". São unidades de duplo refletor, instaladas nas extremidades do
capô e dos paralamas ao melhor estilo Peugeot. Talvez pelo tom escuro,
talvez pelo ar mais imponente da versão, a sensação é de que os faróis
não estão desproporcionais ao conjunto como nos demais 207.
As laterais não sofreram alterações em relação à 206 Escapade:
permanecem até as molduras de paralamas com desenhos desiguais nos
dianteiros, mais arredondados, e nos traseiros, retilíneos. Na traseira,
a únicas alterações foram a cor das lanternas, agora branca, e as duas
luzes de neblina no parachoque em vez da única central, tudo como nas
demais 207 SW. As rodas também são as mesmas da 206, com pneus de uso
misto em medida 175/70 R 14, com a diferença de que agora há opção por
15 pol (cujo desenho é o mesmo usado nos demais 207) com pneus de
asfalto. A Peugeot diz que estudou a adoção de rodas de 15 pol com pneus
mistos, mas as medidas disponíveis no mercado não couberam nas caixas de
rodas e seria necessário o recorte da chapa.
Internamente houve alteração nos tecidos que revestem os bancos. Eles
agora usam uma malha que não se deforma com o uso e trazem a inscrição
Escapade nos encostos dianteiros. O quadro de instrumentos tem fundo
branco, diferenciando-se do restante da linha, com o painel sendo o
mesmo já visto na linha 207. Em função disso, manteve-se o problema de
reflexo no parabrisa da moldura prateada instalada na parte central
superior do painel.
A 207 Escapade traz boa dotação de equipamentos, com algumas alterações
em relação à 206. De série vem com ar-condicionado de ajuste automático,
direção assistida hidráulica, computador de bordo e controle elétrico
dos vidros e travas. O modelo anterior vinha com sistema antitravamento
(ABS) nos freios, que passou a ser opcional. Por outro lado, o carro
ganhou acionamento automático dos faróis e do limpador de parabrisa,
controle automático do ar-condicionado e computador de bordo. A Peugeot
justifica a ausência de ABS como redução de custos. O sistema está agora
entre os opcionais, junto de bolsas infláveis frontais e rodas de 15
pol. Fica faltando o teto solar, oferecido na série Moonlight do 206 e
ainda ausente da linha 207, mas a empresa diz estar estudando sua
aplicação.
Continua |