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O novo painel de bom aspecto é comum a toda a linha 207, mas a Escapade traz seu logotipo nos encostos dos bancos dianteiros

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O motor de 1,6 litro e até 113 cv é um destaque: funcionamento suave, boa potência desde baixa rotação, desempenho adequado à proposta

 
Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 78,5 x 82 mm. Cilindrada: 1.587 cm3. Taxa de compressão: 11:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 110 cv (gas.) e 113 cv (álc.) a 5.600 rpm. Torque máximo: 14,2 m.kgf (gas.) e 15,5 m.kgf (álc.) a 4.000 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor (opcional: a disco); antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, independente, braço arrastado.
RODAS - 5,5 x 14 pol; pneus, 175/70 R 14.
DIMENSÕES - comprimento, 4,073 m; largura, 1,669 m; altura, 1,484 m; entreeixos, 2,443 m; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 313 l; peso, 1.148 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 194 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11,3 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível

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Ao volante   Avaliada na região de Atibaia, no interior paulista, a 207 Escapade mostrou o bom efeito das alterações. A principal diferença da versão para o restante da linha é a suspensão elevada em 25 mm (os pneus não influem, pois têm diâmetro praticamente igual ao dos 185/60 R 15 das versões de topo do 207), que confere ao carro uma altura livre do solo de 24 cm, suficiente para atravessar com tranquilidade uma estrada de terra sem maiores dificuldades. Ajudam também nessa tarefa os pneus mistos, de boa aderência em tais condições de uso.

A recalibração da suspensão deixou o carro mais confortável, sem que chegue a ser mole, de maneira que o compromisso entre conforto e comportamento está adequado à proposta. O silêncio na cabine evidencia o bom trabalho na revisão do isolamento acústico do modelo. Os ruídos de rodagem também diminuíram, aspecto que era um tanto critico em função dos pneus de uso misto. No entanto, a melhor alteração foi a adoção do acionamento por cabos do câmbio. O manuseio ficou muito melhor e as trocas imprecisas e ruidosas do modelo anterior não existem mais, além de acabar a movimentação da alavanca típica do 206. Pode-se dizer que essa foi a melhor novidade da família. Vale notar que, ao vincular o motor 1,6 ao câmbio automático na 207 SW, a Peugeot deixou a Escapade como única opção de perua dotada desse motor e de caixa manual.

E não se pode deixar de destacar o ponto alto do carro, o motor de 1,6 litro e 16 válvulas, flexível em combustível, que produz potência de 110 cv quando abastecido com gasolina e 113 cv com álcool. Seus destaques são a suavidade de funcionamento, a facilidade de girar e a pronta resposta em qualquer regime de rotação. Traz tudo o que é necessário para rodar com tranqüilidade ou em uso vigoroso. Os índices de desempenho informados pelo fabricante são muito bons, mas é lamentável que a Peugeot não informe consumo.

No mais, a 207 Escapade guarda os mesmos defeitos de toda a linha, como a instalação dos comandos dos vidros no console central, local de difícil acesso, e a manutenção dos revestimentos de portas do 206 — que antes formavam um belo conjunto com o painel, mas já não o fazem em função do tamanho maior do painel. E é curioso notar que na Escapade, em nenhum lugar, a Peugeot insere a identificação 207 no veículo: somente os adesivos Escapade nas laterais e na tampa traseira.

Com a troca do ABS por equipamentos de menor valor, o preço está mais baixo que na versão anterior. A 207 Escapade parte de R$ 46.100, frente aos R$ 49.900 da 206, mas é preciso lembrar a redução da alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) vigente desde dezembro. A concorrente mais direta é a Palio Adventure Locker, que tem como trunfo o sistema de bloqueio do diferencial, mas também se podem considerar adversários o CrossFox, o Sandero Stepway e até o EcoSport. Até porque o elemento que costuma diferenciar as peruas — grande espaço para bagagem — não se aplica à 207: são apenas 313 litros, menos que no próprio Sandero e distante dos 460 da Adventure.

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