 |
|
Fiat Palio
Adventure Locker 1,8 Flex |
4,30 m |
112/114 cv |
R$ 64.257* |
|
|
 |
|
Ford
EcoSport XLT 1,6 Flex |
4,22 m |
105/111 cv |
R$ 66.843* |
|
|
* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com
opcionais |
|
Foi-se o tempo em que peruas eram peruas e utilitários esporte eram
utilitários esporte. Antes mesmo que surgisse a idéia do
crossover, os fabricantes já sinalizavam
com versões fora-de-estrada de peruas e com utilitários mais urbanos e
confortáveis, já não tão distantes dos automóveis.
A Palio Adventure, que em 1999 inaugurou na produção nacional a primeira
categoria citada acima, chega com boas novidades para 2009, como
suspensão mais alta, pneus maiores e o bloqueio de diferencial Locker. O
EcoSport, por sua vez, é o único exemplo brasileiro de utilitário
esporte derivado de automóvel e passou por amplas mudanças para 2008.
Nada melhor que confrontá-los em versões que coincidem nos quatro "Ps"
de nossos comparativos.
Apesar da diferença de concepção, são modelos similares em proposta
(carros de cinco portas para a família, voltados tanto ao uso urbano
quanto ao rodoviário e ao fora-de-estrada leve, e baseados em hatches
pequenos), porte (variação de 8 cm em comprimento e 3 cm em
entreeixos), potência (114 cv na Palio e 111 cv no EcoSport,
ambos com álcool, obtidos de motores de 1,8 e 1,6 litro, nesta ordem) e
preço.
Embora custe R$ 3,7 mil a mais que a concorrente na versão XLT sem
opcionais, o modelo da Ford vem com maior conteúdo de série. Equipados
em equilíbrio, a diferença a favor da Fiat reduz-se para R$ 2,4 mil ou
4%, pouco para decidir a compra. É hora de conhecer a fundo o que cada
um oferece pelo seu dinheiro. Continua
|