Fórmula de sucesso O que faz do Gol o líder de vendas há 15 anos? É o que |
"Quando algum produto domina o mercado, pode comprar que é bom negócio." Essa premissa é um forte argumento de vendas para a Volkswagen, líder
do mercado brasileiro do início dos anos 60 até 2000 (em 2001 perdeu para a Fiat, a menos que se inclua o Audi A3 em seu total). A hegemonia do Fusca, perdida para modelos GM (Chevette e Monza) na década de 80, foi logo reconquistada em 1987 com o Gol, que se conserva na liderança desde então. |
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Por fora, o bem conhecido
Gol reestilizado há três anos. Por baixo do capô é que estão as
grandes novidades, que levaram a potência de modestos 57 para
interessantes 65,3 cv |
E que argumentos levam o Gol a esses 14 (caminhando para 15) anos de campeão de vendas? É o que o
BCWS procurou na avaliação da versão Plus de cinco portas, equipada com o motor 1,0 de oito válvulas recém-revitalizado: passou pela mesma evolução da versão 16V
(leia comparativo com o Palio), com acelerador eletrônico e acionamento de válvulas por alavanca
roletada. Inicialmente oferecido na série especial Trend, o motor chega agora às versões normais de linha. |
Com a adição
de caros opcionais, um carro tão conveniente quanto as versões
superiores: "trio" elétrico, um prático alarme, toca-CD,
bolsas infláveis |
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O 1,0 da VW, um motor ainda moderno, permanece suave em qualquer regime e com boa força em baixas rotações. O acelerador eletrônico contribui especialmente em condições como altitude elevada e uso do ar-condicionado, mas a posição do pedal poderia ser
revista, pois cansa a perna em longos percursos em velocidade constante. |
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Não é um expoente em
modernidade ou estilo, mas está na média da categoria em espaço
interno, porta-malas e comportamento dinâmico -- os amortecedores
dianteiros é que precisam melhorar |
Praticidade
A versão Plus oito-válvulas é modesta apenas no motor: em termos de equipamentos de conforto e conveniência,
pouco deve aos Gols mais potentes, desde que não se faça economia nos opcionais
(veja relação e preços). As diferenças ficam mesmo no acabamento simples (embora não despojado em excesso), nas rodas de 13 pol (sem opção de alumínio ou aro de 14 pol) e na falta do friso lateral, fácil de corrigir.
Internamente faltam alguns detalhes, como o comando elétrico do
porta-malas. Continua |
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Data de publicação deste artigo: 16/3/02
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