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Entre os itens cobrados à parte estão o alarme acionado a distância, com sensor de ultra-som, que deveria ter uma buzina de ativação menos escandalosa; porta-malas comandado pelo controle remoto inserido na chave; ótimos controles elétricos dos vidros, com função um-toque, proteção antiesmagamento, fechamento automático ao travar o carro e temporizador; rádio/toca-CDs, que os VWs superiores como Golf, Bora e New Beetle não oferecem; e faróis de duplo refletor, complementados por eficientes unidades superelipsoidais de neblina e luz traseira de mesmo fim.

O ganho de desempenho com o novo motor é consistente: de 0 a 100 km/h bastam 14,7 s, contra longos 18,3 s do anterior. E o consumo até melhorou um pouco
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Os bancos, contudo, não podem ser os do módulo Sportline, de contorno mais esportivo. Os que vêm neste Gol são firmes e cômodos, mas o ajuste de altura permanece o tradicional, em que a inclinação é que mais varia, tornando-o quase inútil. O painel tem conta-giros e fácil leitura, com a habitual iluminação VW em vermelho e azul, e o espaço interno é adequado para o segmento. Lamentável é não haver encostos de cabeça no banco traseiro.

Rodar com o Gol Plus é tarefa agradável, apesar do desempenho contido para a estrada: câmbio de bons engates (agora também na marcha a ré, que perdeu a segunda trava, desnecessária), bom comportamento dinâmico, freios adequados, direção assistida leve e precisa. Só que a VW precisa rever a carga dos amortecedores dianteiros, que permitem à frente se erguer nas arrancadas -- chega a incomodar outros motoristas com os faróis -- e afundar ao menor toque no freio. Parece ter havido amaciamento da suspensão em dose excessiva, embora o rodar esteja confortável.

As alterações básicas são as mesmas já aplicadas ao 1,0 16V e ao 1,6 do Golf: acelerador eletrônico com "filosofia torque" e acionamento das válvulas por alavanca roletada. O resultado é dos melhores

O novo motor deixou o conjunto harmônico, ideal para o uso urbano e em viagens curtas, aliado a virtudes reconhecidas da marca como robustez mecânica, custo de manutenção adequado e bom valor de revenda. Entretanto, o Gol Plus perde para a concorrência em preço: R$ 21.438 sem opcionais é caro demais para o que ele oferece, aproximando-se de carros mais potentes e equipados, como Palio ELX 16V (R$ 22.148) e Clio RN 16V (R$ 21.400), e superando o novo Corsa 1,0 (R$ 19.995) e o Fiesta GL Class (R$ 20.610). E este traz itens de série que no VW são opcionais. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D O
Alarme / controle a distância O/O
Aquecimento O
Ar-condicionado / automático O/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND
Câmbio automático ND
Comando interno do porta-malas ND
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T O/O
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida O
Faróis de neblina O
Freios antitravamento (ABS) ND
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro S
Luzes de leitura D / T ND
Luz traseira de neblina O
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD O
Relógio S
Repetidores laterais de direção ND
Rodas de alumínio ND
Terceira luz de freio O
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central O
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Preços
Básico R$ 21.438
Completo R$ 29.672
Preços dos opcionais
Módulo Light (terceira luz de freio, faróis de duplo refletor, faróis de neblina, pára-sóis com espelhos iluminados), R$ 341; bolsas infláveis frontais, R$ 1.135; alarme com acionamento a distância, travamento central e controle elétrico dos vidros, R$ 1.304; controle elétrico dos retrovisores, R$ 190; aquecimento, R$ 193; ar-condicionado, R$ 2.513; direção assistida, R$ 1.151; rádio/toca-CD com 4 alto-falantes e 2 tweeters, R$ 966; pintura metálica, R$ 560; perolizada, R$ 634.
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