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Com um novo e eficiente motor no Gol, a VW quer de
volta a liderança que a Fiat tomou com o renovado Palio

Fiat Palio ELX 1,0 16V Volkswagen Gol Plus 1,0 16V
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Um novo motor de 1,0 litro e 16 válvulas para o Gol, com a maior potência específica já vista num carro nacional de aspiração natural, 76 cv/l, é o trunfo da Volkswagen para tentar manter a liderança de décadas que a Fiat vem ameaçando, tendo-a conquistado no primeiro semestre deste ano. É também a resposta da marca alemã à nova geração de motores Fire que desde o ano passado equipa o Palio.

A briga pelo segmento se justifica: os modelos de 1,0 litro já respondem por mais de 75% do mercado interno e uma fatia considerável -- 44% das vendas totais no caso do Gol -- é das versões de 16 válvulas, como as que confrontamos aqui: de um lado, o Palio ELX, de outro, o Gol Plus com pacote de equipamentos Sportline. Com todos de opcionais, ambos superam os R$ 28 mil.

Clique para ampliar a imagem Sem novidades externas desde 1999, o Gol traz sob o capô importante evolução, que supera em no mínimo 5 cv a potência de qualquer outro 1,0 do mercado -- exceto sua própria versão Turbo

Embora reestilizados, ambos permanecem na geração lançada em 1994, no caso do Gol (a segunda), e 1996, no Palio (a primeira). Leitor do BCWS sabe distinguir as coisas e não acredita na "terceira geração" apregoada pela VW -- saiba mais. O projeto básico do VW está no mercado desde 1980, mas a carroceria adotada há sete anos era totalmente nova. Da mesma forma, embora baseado no Uno de 1984 (Europa, 1983) e inclusive mantendo seu entreeixos, ao contrário do VW, o Fiat era um novo projeto, com suspensões e carroceria bem distintas.

Renovado há um ano, o Palio exibe linhas mais suaves e atuais, embora nem todos aprovem a combinação das novas frente e traseira ao restante da carroceria, não modificado
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O Palio 2001 foi criticado por alguns diante de certa dissonância da frente e da traseira, desenhadas por Giugiaro, em relação ao restante da carroceria, que permanecia obra do estúdio italiano I.DE.A. Mas suas linhas agradam mais que as do Gol, em que as arestas e cantos vivos revelam mais o peso dos anos.

Especialmente negativo no VW é o excesso de colunas e janelas, evidência de que a versão de cinco portas não constava do projeto original -- a mídia chegou a divulgar fotos em que não havia a janela adicional atrás das portas posteriores, mas nesse caso a coluna ficaria larga demais, como no Golf. Nestas versões ambos podem vir com rodas de alumínio de 14 pol, faróis de neblina e até spoiler traseiro (Gol apenas), que concorrem para um ar esportivo.
Continua

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