Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Conforto e conveniência

O interior dos dois modelos foi amplamente revisto por ocasião das recentes reformas externas, ganhando painel e bancos reformulados -- no caso do Gol, assentos esportivos e envolventes, que fazem parte do conjunto Sportline. Com acabamento adequado, ambos transmitem boa impressão e podem receber muitos itens de conforto e conveniência (veja lista de equipamentos e opcionais).

Clique para ampliar a imagem Interior do Gol traz bons detalhes, como as maçanetas cromadas, porta-copos e controles de vidros do tipo um-toque. O painel com iluminação em azul e vermelho tem seus adeptos, mas oferece leitura menos imediata que o do concorrente

A posição de dirigir do Palio agrada mais, com volante, pedais e bancos centralizados -- no Gol o assento fica uns 5 cm deslocado à esquerda. Enquanto o Fiat traz ajuste de altura só para o volante, o VW tem apenas o do banco. Já o acelerador muito leve do Fiat cansa quando se dirige com o pé "leve" por algum tempo. Os bancos do VW são bem firmes, como manda a tradição alemã, e em ambos o apoio lombar poderia ser mais intenso.

O espaço interno é semelhante entre eles, tornando-se crítico para três adultos no banco traseiro -- pior no Gol, pois esse assento é muito alto e os passageiros das laterais ficam com a cabeça junto às laterais do teto. O painel do Palio possui um segmento em cinza-claro que alegra o interior, em oposição ao preto do Gol. Neste a iluminação dos instrumentos em azul tem adeptos, mas é menos favorável à rápida leitura que a alaranjada do Fiat.

Segmento do painel em cinza-claro traz ar agradável ao Palio, que foi amplamente reformulado por dentro. Acelerador leve demais e alarme sem a proteção do ultra-som são pontos que merecem revisão
Clique para ampliar a imagem

Já o volante do VW, de quatro raios quando há bolsa inflável, agrada mais e seus controles elétricos de vidros, no centro do painel, oferecem função um-toque para todos (apenas o do motorista no Palio), proteção antiesmagamento e temporizador, ausentes do oponente. Neste os botões ficam nas portas, como muitos preferem.

Os dois carros podem vir com alarme acionado a distância, mas só o do Gol possui proteção por ultra-som (removido do Palio na linha 2001, o que é lamentável) e fechamento automático dos vidros. Só que a VW deveria atenuar ou mesmo eliminar a sirene de ativação do alarme, que pode incomodar à noite. Pode-se também abrir o porta-malas por um botão na chave ou no painel, enquanto o Fiat traz alavanca no assoalho para isso.

Bancos esportivos do Gol (esquerda), opcionais, são bem mais firmes que os do Palio,
mas ambos poderiam trazer maior apoio lombar. Ajuste de altura há apenas no VW

Detalhes favoráveis ao Gol são o pára-brisa com faixa degradê, maçanetas cromadas (assim como um anel em torno do câmbio) fáceis de encontrar à noite, pára-sóis com espelho de cortesia, iluminação e tampa (há apenas o espelho esquerdo no Palio, sem luz), dois porta-copos no console, tomada de 12 volts para acessórios (além do acendedor de cigarros dentro do cinzeiro) e a abertura completa das janelas traseiras. Também interessantes são os comandos cuja iluminação muda de cor ao serem acionados, como faróis e ventilação. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados