Francês com ar americano
No
difícil pós-guerra a Peugeot começou a se reerguer |
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Copiar sempre foi um ato comum na indústria automobilística. No
pós-guerra, todas as empresas tentavam fazer o novo — ou algo que
parecesse novo — com o que já existia. Aproveitar e economizar eram
palavras de ordem, mas também se restabelecer, se reerguer. Na França, a
Citroën estava bem no mercado com o modelo
Traction Avant; o pequeno
2CV já estava quase pronto. A
Renault caminhava no projeto do também popular 4CV,
o "Rabo Quente". |
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Capô central elevado, linhas
curvas, traseira em formato fastback: o estilo do 203 lembrava o de modelos da Chevrolet, Ford e Chrysler em tamanho menor |
O
lançamento francês era compacto e bem adequado às condições de uso
européias. Media 4,35 metros de comprimento, 1,62 m de largura, 1,50
m de altura e tinha entreeixos de 2,58 m. Pesava 910 kg. Suas linhas
eram fluidas e curvas. A frente exibia faróis circulares, a parte
central do capô bem alta e uma generosa grade cromada com frisos
horizontais. Visto de perfil notava-se a boa largura da coluna
central e, nesta, as flechas "bananinhas" que indicavam a direção a
ser tomada pelo condutor. Sua traseira em formato
fastback estava na moda, mas o vidro
traseiro pequeno dificultava a visibilidade. As portas dianteiras
tinham abertura tipo "suicida", muito comum na época. O acesso a
bordo era ótimo. |
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Mecânica simples: motor de 1,3
litro e 42 cv, câmbio de quatro marchas com tração traseira, suspensão independente à frente e de eixo rígido atrás |
Seu motor era dianteiro e longitudinal, refrigerado a água, com quatro cilindros em linha e 1.290 cm³ de cilindrada. Tinha o bloco em ferro fundido e o cabeçote em Alpax, uma liga leve, com câmaras hemisféricas e comando de válvulas no bloco. Alimentado por um carburador de corpo simples da marca Solex, desenvolvia a potência de 42 cv a 4.500 rpm. A velocidade máxima era de 120 km/h, com câmbio de quatro marchas (sendo que a primeira não era sincronizada) e tração traseira. A suspensão dianteira era independente e usava feixes de molas; atrás recebia eixo rígido e molas helicoidais. O carro usava pneus 155-400 e sua estabilidade era adequada. Os quatro freios eram a tambor. Continua |
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