Um Airflow com garras de leão
A série 2 da Peugeot mostra que o gosto |
Pode parecer só um
detalhe estético, mas os faróis escondidos atrás da grade deram aos
carros da série 2 da Peugeot uma personalidade única nos anos 30 e 40.
Eles seguramente figuram entre os mais criativos da primeira metade do
século passado. A discutível solução do desenho estava bem à frente de
seu tempo, embora dentro da tradição francesa de vanguarda em tudo que
diz respeito a estilo. |
Os faróis atrás da grade garantiam uma aparência peculiar ao 402. Ao lado a versão conversível Eclipse |
Inaugurando a série no
Salão de Paris de 1935, o 402 rendeu boas vendas. Foram 30.800
unidades naquele ano. Na base da grade em forma de escudo ficava um
detalhe interessante: o zero do logotipo 402 servia de encaixe para a
manivela em caso de avaria no motor de arranque — como hoje, na
traseira do 607, esconde o botão da tampa do porta-malas. |
Uma curiosa variação do 402 para uso do corpo de bombeiros: motor de 2,0 litros e 55 cv, entreeixos de mais de três metros |
Sob o capô ficava o primeiro motor com válvulas construído pela marca, um quatro-cilindros em linha de 1.991 cm³ que produzia 55 cv a 4.000 rpm. Chegava a 120 km/h, numa época em que 100 km/h eram alta velocidade. Havia duas opções de distância entre eixos: 3,15 e 3,30 metros. O câmbio de três marchas tinha a alavanca no painel. Continua |
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