O BMW modelado pelo vento
Com a imortal configuração
de seis cilindros em linha, o |
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Construtora de motores aeronáuticos desde 1913, a alemã BMW — sigla para
Fábrica de Motores da Bavária — iniciou a produção de automóveis em 1928
com o pequeno 3/15, derivado do Austin Seven
inglês, com três metros de comprimento e motor de 748 cm³. Quatro anos
mais tarde o carro era substituído pelo 3/20, maior e com mais potência
no motor de 782 cm³. Novo avanço vinha com o modelo 303, lançado em 1933
com motor de seis cilindros em linha (o primeiro da marca nessa
configuração) e 1.175 cm³. |
Tanto o sedã quanto o conversível ofereciam versões de duas e quatro portas, sempre com linhas mais arredondadas e elegantes que nos BMWs anteriores |
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Seja na Europa, seja nos Estados Unidos, modelos com perfil mais
favorável ao ar eram lançados por várias marcas. Os americanos
tinham o Chrysler Airflow e o
Lincoln Zephyr; os checos, o
Tatra T77; os franceses, o
Peugeot 402. Na BMW, o engenheiro chefe
Fritz Fiedler e o projetista chefe Alfred Böning deram início em
1934 ao projeto do primeiro modelo aerodinâmico da empresa e também
seu primeiro sedã quatro-portas: o 326. |
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O conversível de dois lugares mantinha as portas "suicidas" e outros elementos de desenho, como as saídas de ar laterais dos capôs |
O pára-brisa bipartido era levemente inclinado e podia ser basculado para a frente, como forma de aumentar a ventilação interna. As portas da frente abriam-se para trás ("suicidas"). Na traseira, o pequeno vidro era também bipartido e a cobertura do estepe ficava bem evidente no perfil descendente. Curiosamente, não havia tampa para o porta-malas: o acesso da bagagem era feito pelo interior apenas, basculando-se o banco traseiro. Diminutas lanternas estavam nos pára-lamas. Continua |
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