Começando por baixo

O primeiro automóvel da BMW foi o 3/15, uma versão do Austin
Seven, com três metros de comprimento e motor de 750 cm³

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A BMW começou a nascer em 1913, quando o engenheiro Karl Friedrich Rapp, ex-diretor de uma fábrica de aviões alemã, iniciou a construção de motores aeronáuticos. Ele instalou sua empresa, a Rapp Motoren Werke, no subúrbio de Milbertshofen, em Munique, capital da Bavária — posição estratégica para atender a um de seus compradores, a fábrica Gustav Otto.

Em 1916, ao conseguir um contrato de fornecimento de motores V12 para a Austro-Daimler, Rapp buscou financiamento para ampliar seu negócio, o que originou a Bayerische Motoren Werke, a fábrica bávara de motores. Infelizmente, o passo foi grande demais e a empresa logo se viu em dificuldades. Rapp foi substituído pelo industrial Franz Josef Popp, que muito contribuiu para que a BMW assumisse o caminho do que é hoje.

Simplicidade e economia: baseado no Austin Seven inglês, o 3/15 fazia os percursos urbanos custar menos que uma passagem de trem

Anos depois iniciava-se a produção de motocicletas, a começar pelo modelo R32 de 1923. E Popp despertava seu interesse por um produto que ganhava importância no dia-a-dia das pessoas: automóveis. Mas não carros de luxo, que não combinavam com a situação econômica conturbada da Alemanha desde a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em vez deles, decidiu tocar o projeto de um modelo popular. A primeira tentativa foi com um desenho do professor Wunibald Kamm. O carro tinha soluções técnicas inovadoras: estrutura de alumínio sem um chassi propriamente dito, suspensão independente nas quatro rodas, tração dianteira e motor de dois cilindros opostos. Só que tudo isso custaria caro demais para as intenções de Popp, que desistiu da proposta.

A solução surgiria em 1927, com a estréia de um novo carro popular no mercado alemão: o Dixi 3/15, nada mais que um Austin Seven britânico feito sob licença em Eisenach, na Alemanha. À venda na Inglaterra desde 1922, o Seven original havia sido inspirado no Ford Modelo T. Popp conhecia os proprietários da Dixi e não demorou a convencê-los a vender a fábrica e os direitos de fabricação local. Em setembro de 1928 começava a sair da linha de montagem alemã o BMW 3/15, com o símbolo azul e branco — uma hélice estilizada — no lugar do emblema da Dixi.

A fabricação do primeiro BMW: construção simples, carroceria toda em aço -- a primeira na categoria -- e um motor de quatro cilindros que o levava a 75 km/h

O carro era simples por onde quer que se olhasse: uma cabine de linhas retas e grandes vidros, um pequeno compartimento do motor ladeado pelos faróis circulares, pára-lamas salientes em preto. Com apenas 1,905 metro de distância entre eixos, três de comprimento e 1,28 de largura, a carroceria era toda em chapa de aço, uma primazia em sua classe. Seu razoável espaço interno justificava o mote "maior por dentro do que por fora", usado bem antes que os italianos da Fiat o tornassem um jargão. Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 24/5/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade