Um Chevette no país dos carrões
Com o mesmo nome do nosso, mas de estilo diferente, o |
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O carro que no Brasil conhecemos bem como Chevrolet Chevette — e que foi lançado aqui em 1973 em primazia mundial — teve muitos outros nomes planeta afora. Na Alemanha e maior parte da Europa era Opel Kadett; no Reino Unido, Vauxhall Chevette; na Austrália, Holden Gemini; no Japão, Isuzu Gemini. Até mesmo em países sul-americanos recebia denominações diversas, como Grumett no Uruguai, Opel K-180 na Argentina e Chevrolet San Remo na Colômbia. Em meio a tanta diversidade, porém, um grande mercado manteve o nome com que era vendido aqui: os Estados Unidos. |
A frente do primeiro americano, de 1975, parecia muito a que seria adotada aqui para 1978, mas o Chevette deles tinha formas um pouco diferentes e só existiu com carroceria hatch |
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O
Chevette americano foi lançado só em 1975, como modelo 1976. Era mais
uma tentativa da General Motors de enfrentar a concorrência européia e
japonesa com um modelo compacto e econômico, adequado aos novos tempos
de gasolina cara. Substituía nessa proposta o Vega,
lançado em 1971, embora fosse um carro menor e mais simples que ele.
Concorria com o Rabitt, nome local do
VW Golf, além do
Ford Pinto. O Dodge
Omni/Plymouth Horizon, em 1978, seria outro adversário. |
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No mercado canadense a GM o vendia como Pontiac Acadian e, como nos EUA, oferecia uma decoração das laterais que imitava madeira, ao estilo das antigas peruas americanas |
Curiosamente, os EUA tiveram apenas uma versão de carroceria que demoraria a ser feita aqui, mesmo assim com estilo diferente: a hatch, de início só com três portas. No Canadá a GM o vendia como Pontiac Acadian — essa "engenharia de emblema" ocorre ainda hoje naquele mercado, onde o Pontiac Pursuit corresponde ao Chevrolet Cobalt dos EUA. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 9/5/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |