Pequeno, largo e... controvertido
Com
formato e linhas inusitados, o AMC Pacer buscava conquistar |
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Fabricar automóveis compactos, para combater a crescente concorrência
européia (sobretudo a Volkswagen) e japonesa (Toyota e Honda em
especial), nunca foi uma missão fácil para a indústria americana. Na
década de 1970, modelos como Chevrolet Vega,
Ford Pinto e AMC Gremlin
ilustraram as tentativas dos Estados Unidos de oferecer carros menores,
mais econômicos e baratos. Mas há outro deles que não pode ser
esquecido, até por sua peculiaridade: o AMC Pacer. |
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A largura de 1,96 metro, típica de um carro grande americano, era o elemento mais curioso do Pacer, mas também chamavam atenção os enormes vidros e o capô baixo |
Os
requisitos de segurança atendiam a futuras normas do governo
americano, mas os protestos das Três Grandes — General Motors, Ford e
Chrysler — levariam ao relaxamento dessas regras, de modo que a
própria AMC abandonaria algumas soluções antes de chegar à versão de
produção. Teague apostou em um desenho original e com soluções
inovadoras, como as portas que avançavam um pouco sobre o teto,
dispensando calhas de chuva. Foram muito criticadas — dizia-se ser
impossível rodar sob chuva com uma fresta de vidros aberta —, mas o
projetista estava certo: hoje, as calhas não existem mais. |
Soluções inusitadas: vidros curvos na traseira, porta direita mais longa que a esquerda, coeficiente aerodinâmico de 0,32 -- em 1975 |
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O
projeto do Pacer previa o uso do pequeno e leve
motor rotativo Wankel. De início
seria adquirido da GM, que no início dos anos 70 pesquisava
intensamente essa tecnologia, mas a AMC pretendia fabricar seu
próprio, tendo inclusive obtido em fevereiro de 1973 uma licença da
Curtiss-Wright, por sua vez licenciada pela pioneira
NSU alemã. Mas a crise do petróleo em 1973
e as normas de controle de emissões poluentes nos EUA puseram fim aos
planos da GM em 1974, deixando a AMC sem fornecedor. Com a desistência
também da Citroën e da Mercedes-Benz, que haviam trabalhado em
protótipos, a japonesa Mazda seria a única a manter a aposta no Wankel. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 7/3/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |