Abaixo do capô traseiro estavam dois carburadores da marca Stromberg e um comando de válvulas trabalhado. Com a mesma cilindrada, passava a ter 55 cv a 6.100 rpm, um ganho expressivo. O peso-leve chegava fácil aos 145 km/h e atrás exibia quatro canos de escapamento, que o deixavam com ar ameaçador. A estratégia era oferecer um esportivo de fábrica para competir com o Mini Cooper. Divertido de dirigir e bem estável, estava equipado com pneus 155-12.

Quatro faróis, quatro saídas de escapamento: sinais externos do arisco Sumbeam Imp Sport Sedan, que desenvolvia 55 cv com o mesmo motor de 875 cm3

Seus freios eram a tambor nas quatro rodas, com servo, suficientes para frear este modelo que passava a pesar 711 kg. A suspensão, tanto traseira quanto dianteira, era independente e usava molas helicoidais. Por dentro iam quatro passageiros com relativo conforto, mas o interior simples, assim como o painel, trazia só o necessário. O volante tinha dois raios e a alavanca de câmbio ficava bem posicionada.

Em 1967 eram lançadas mais duas versões. O interessante cupê fastback Stiletto tinha teto revestido em vinil, faróis circulares duplos e um friso fino como grade dianteira. A versão mais esportiva e luxuosa tinha a denominação Singer Chamois Coupe, para a Sumbeam, e Imp Californian para a Hillman. Por fora se diferenciavam na espessura da grade e podiam receber dois (Stiletto) ou quatro faróis circulares (Chamois e Californian). Muito charmoso, fez grande sucesso. Ficava ainda mais refinado com rodas de alumínio, faróis auxiliares e teto de vinil.

A silhueta ficava bem mais agradável no cupê fastback Stiletto, que partilhava os faróis com o Sumbeam e recebia teto de vinil

Também atraente, e com a mesma distancia entre eixos, era a versão Sumbeam Husky ou Imp Estate, a perua da família. Podia vir com vidros laterais traseiros ou essa área coberta por chapas, caso em que o teto era mais alto. A capacidade de carga e o volume útil (da ordem de 1,4 m³) eram bons. A versão furgão concorria diretamente com o Austin Mini Countryman e com o Fiat 600 D Multipla.

Ainda em 1967 o grupo Rootes era vendido para a Chrysler americana. E começava a ter novos projetos. No ano seguinte, a variada linha dos pequenos ganhava painéis de instrumentos mais modernos e fartos e nova decoração interna. Os bancos tinham outro desenho e estavam mais aconchegantes. Em 1970 a perua era descontinuada e também a denominação Singer, cuja versão topo de linha, a Chamois Sport, passava a ser chamada apenas de Sunbeam Sport. Dois anos depois o mais desejável deles, o Stiletto, chegava ao fim. Só o sedã duas-portas permanecia em produção. No final de 1975 era apresentada uma versão derradeira, a Californian. Com muitos acessórios, era atraente e vistosa.

Toda a linha 1968 trazia novos bancos, painel e acabamento interno; o sedã duas-portas foi o modelo de mais longa vida na família

Seus concorrentes na época eram o Mini; os franceses Peugeot 104, Renault 4, Citroën Dyane e Simca 1000; os italianos Autobianchi A112 e Fiat 127; o holandês Daf 44; o japonês Datsun Cherry 1000; o alemão Volkswagen 1200 L e o soviético Lada 1200. No ano seguinte esse deleite inglês tinha a produção finalizada. Mas mantém seu sucesso até hoje nas pistas, em competições acirradas de carros antigos em toda a Europa. Fácil de preparar, bom de pilotar, nervoso, estável e muito leve, deixou saudades.

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