Abaixo do capô traseiro estavam dois carburadores da marca Stromberg e um comando de válvulas trabalhado. Com a mesma cilindrada, passava a ter 55 cv a 6.100 rpm, um ganho expressivo. O peso-leve chegava fácil aos 145 km/h e atrás exibia quatro canos de escapamento, que o deixavam com ar ameaçador. A estratégia era oferecer um esportivo de fábrica para competir com o Mini Cooper. Divertido de dirigir e bem estável, estava equipado com pneus 155-12. |
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Quatro faróis, quatro saídas de escapamento: sinais externos do arisco Sumbeam Imp Sport Sedan, que desenvolvia 55 cv com o mesmo motor de 875 cm3 |
Seus freios eram a tambor nas quatro rodas, com servo, suficientes
para frear este modelo que passava a pesar 711 kg. A suspensão, tanto
traseira quanto dianteira, era independente e usava molas helicoidais.
Por dentro iam quatro passageiros com relativo conforto, mas o
interior simples, assim como o painel, trazia só o necessário. O
volante tinha dois raios e a alavanca de câmbio ficava bem
posicionada. |
A silhueta ficava bem mais agradável no cupê fastback Stiletto, que partilhava os faróis com o Sumbeam e recebia teto de vinil |
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Também atraente, e com a mesma distancia entre eixos, era a versão
Sumbeam Husky ou Imp Estate, a perua da família. Podia vir com vidros
laterais traseiros ou essa área coberta por chapas, caso em que o teto
era mais alto. A capacidade de carga e o volume útil (da ordem de 1,4
m³) eram bons. A versão furgão concorria diretamente com o Austin Mini
Countryman e com o Fiat 600 D Multipla. |
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Toda a linha 1968 trazia novos bancos, painel e acabamento interno; o sedã duas-portas foi o modelo de mais longa vida na família |
Seus concorrentes na época eram o Mini; os franceses Peugeot 104, Renault 4, Citroën Dyane e Simca 1000; os italianos Autobianchi A112 e Fiat 127; o holandês Daf 44; o japonês Datsun Cherry 1000; o alemão Volkswagen 1200 L e o soviético Lada 1200. No ano seguinte esse deleite inglês tinha a produção finalizada. Mas mantém seu sucesso até hoje nas pistas, em competições acirradas de carros antigos em toda a Europa. Fácil de preparar, bom de pilotar, nervoso, estável e muito leve, deixou saudades. |
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