Classicismo em vários estilos
Sem grande ousadia nas
linhas, a Simca oferecia uma |
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Na
década de 1950, passado o conflito mundial, a indústria automobilística
européia começava a se estruturar. Novos estilos surgiam em cada país.
Na França as poderosas Citroën, Renault e Peugeot lançavam novos
modelos. A eterna quarta construtora, a Simca, situada em Nanterre, na
região parisiense, também tinha carros atraentes. |
O modelo 1300, indicação de sua cilindrada, oferecia relativo conforto e uma mecânica robusta; o desenho mostrava certa inspiração italiana e americana |
Foi então, no Salão de Genebra, na Suíça, em março de 1963 que
apresentou os novos sedãs. O modelo 1300 entrava em produção em abril
e, em outubro, chegava o 1500. O sedã de três volumes tinha linhas
limpas, agradáveis e contemporâneas, com inspiração italiana e
americana. Tinha também, logicamente, o charme francês. Uma mistura de
estilos com pouca ousadia, mas bem-sucedida. Media 4,24 metros, com
distância entre eixos de 2,52 metros, e pesava 980 kg. |
A versão 1500 adicionava 15 cv de potência e freios dianteiros a disco; de 1964 em diante, ambos os motores podiam equipar os acabamentos básico e GL |
O modelo 1500, um pouco mais potente, tinha 1.475 cm³, 69 cv a 5.400 rpm e 12,6 m.kgf a 2.600 rpm. Estava equipado com freios a disco dianteiros; atrás eram usados tambores. A suspensão dianteira era independente e a traseira usava eixo rígido, ambas com molas helicoidais. No mesmo salão em 1964 era oferecido em duas versões de acabamento, básica e GL. Nesta havia no painel um relógio elétrico, retrovisor interno dia/noite, apoio de braço traseiro e acendedor de cigarros. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 19/7/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |