No final do ano era apresentada a versão perua, muito elegante. Como atrativo trazia, acoplada ao assoalho traseiro, nas laterais, uma mesa dobrável em fórmica, ótima para acampamentos e piqueniques. Outra novidade era que a tampa traseira tinha vidro descendente. Seu ângulo de abertura era muito bom, para facilitar a entrada de grandes volumes. Como opcional podia receber bagageiro. |
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A perua da linha trazia uma útil mesa dobrável no compartimento de bagagem, além de ter o vidro traseiro descendente |
No
ano seguinte o motor do modelo 1500 estava mais potente: passava a 72
cv, para velocidade máxima de 145 km/h. E, visando principalmente ao
mercado americano, era lançada a caixa automática Borg Warner de três
marchas. Havia ainda uma versão especial da perua, que foi batizada de
Canadá, para ser exportada para esse país cuja população de origem
francesa é importante. |
Renomeados 1301 e 1501, os modelos 1966 ganhavam traseira mais longa, uma renovação da dianteira e freios a disco dianteiros em toda a linha |
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Por dentro o painel passava a ter desenho horizontal. Uma influência
da Chrysler, que já detinha parte importante das ações da empresa, era
o volante de três raios metálicos. Seus concorrentes eram os
compatriotas Peugeot 404 e Renault 16, os
alemães Opel Rekord, Taunus 17 M
e Audi 1700, o italiano Fiat 1500 e o inglês
Austin/MG 1100. A suspensão do Simca era muito robusta, assim como
todo o conjunto mecânico. A estabilidade do veículo era boa; usava
pneus 5,90-13, que podiam ter faixas brancas, e as rodas recebiam
calotas cromadas de desenho simples. |
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Heuliez, um fabricante francês de carros especiais, transformou o 1501 em um dois-volumes de três portas, com estilo até atraente |
Em 1971 o modelo dispunha de teto de vinil como opcional. O carburador de corpo duplo e novos incrementos mecânicos elevavam a velocidade máxima a 160 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em bons 14,5 segundos. Os pneus, mais modernos, eram radiais na medida 175 SR 13. O construtor de carros especiais francês Heuliez fez uma versão de dois volumes e três portas do 1501, de estilo até interessante. Quatro anos mais tarde, após 1,3 milhão de exemplares, era encerrada a produção da linha. Os modelos 1307 e 1308, bem mais modernos e semelhantes ao Volkswagen Passat e ao Renault 20, os substituíram. |
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