Triunfante em qualquer categoria

Vencedor em Le Mans por seis vezes, o belga Jacky Ickx tem um
histórico de êxito com carros, equipes e categorias dos mais variados

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

O jovem Ickx numa prova de trial (categoria em que foi bicampeão), em 1962, e na subida de montanha de Gîves, um ano depois, de BMW 700

Com um BMW 2000 TI vinha a primeira vitória em Spa-Francorchamps, em 1966, mesmo ano em que fez sua estreia em Le Mans de Ford GT40

Na Fórmula 2 (em cima) foi campeão europeu em 1967; um ano depois estava na Ferrari na F-1 e vencia o primeiro GP na França com o 312

Difícil dizer que país no mundo tem mais tradição automobilística. O movimento mecânico sobre quatro rodas começou quase ao mesmo tempo nos Estados Unidos e na Europa. Nesta, a tradição não se limita apenas a Itália, França, Alemanha e Inglaterra. Um pequeno país que se situa ao norte da França, muito conhecido pelas cervejas e os chocolates, tem grande tradição industrial e homens importantes que fizeram história nas pistas locais e do restante do mundo. A Bélgica, cuja capital é a charmosa Bruxelas, acumula uma trajetória muito interessante no mundo dos automóveis.

No princípio do século XX foi formada pelos irmãos De Jong a empresa Minerva Automobiles, que fabricou carros de técnica peculiar com motores sem válvulas. Os autódromos belgas são místicos até hoje e muito tradicionais. O circuito de Spa-Francorchamps, que teve sua primeira prova em 1924, ainda traz encantos e tem grande número de admiradores, seja dos fãs das arquibancadas ou entre quem enfrenta seu asfalto desafiador. Outro de menor quilate, mas que fez parte do cenário mundial, foi Zolder, inaugurado em 1963. Na modalidade de rali, fez muito sucesso nos anos 50 e 60 o Rali Liège-Roma-Liège, que reuniu carros e pilotos famosos.

No que se refere a homens e máquinas, Paul Frère (1917-2008) correu na Fórmula 1 entre 1952 e 1956 e venceu a 24 Horas de Le Mans em 1960 (junto de Olivier Gendebien). Outro belga, Willy Mairesse (1928-1969), competiu nas principais categorias do automobilismo contra homens como Stirling Moss, Juan Manuel Fangio e Phil Hill. Outro que deixou marcas foi Olivier Gendebien (1924-1998), piloto oficial da Ferrari que ganhou por quatro vezes Le Mans. Contudo, o piloto de maior renome da história da Bélgica é Jacques Bernard Ickx, conhecido no mundo inteiro como Jacky Ickx. Nascido em janeiro de 1945 em Bruxelas, começou a vida no esporte a motor em provas de trial, em que motocicletas leves e ágeis superam obstáculos em baixa velocidade. O pai Jacques, jornalista especializado no ramo automobilístico, fazia cobertura das provas e sempre levava o filho com ele — chegou a disputar provas de rali com um Jaguar XK 120. O mesmo presenteou o filho em 1961 com uma moto Zundapp de 50 cm³.

Não demorou e o jovem Jacky fazia-se campeão belga de trial em 1963 e depois em 1965. Ainda nessa fase, já maior de idade, começou a fazer provas de subida de montanha com a Gîves Hill Climb de 1963 com um BMW 700S. No ano seguinte disputou a mesma corrida e o Grande Prêmio de Budapeste, ambos com um Ford Cortina Lotus. Começava a ganhar ampla experiência nas provas de turismo e a enfrentar as de longa duração, como a 24 Horas de Spa com um Ford Mustang em 1966. No mesmo ano venceu a 24 Horas de Spa-Francorchamps, que era outra prova, em dupla Hubert Hahne com um BMW 2000 TI. E fazia sua estreia numa prova importantíssima e que marcaria muito sua carreira: a 24 Horas de Le Mans. Seu co-piloto era o alemão Jochen Neerpasch, a bordo de um Ford GT40 Mk I da equipe Essex Wire Corporation. O carro teve problemas mecânicos e completaram apenas 154 voltas.

Ickx também mostrou talento no mesmo ano com um Matra MS5 de Fórmula 2 no GP da Alemanha, o que encantou o empresário Jean-Luc Lagardére, proprietário da francesa Matra. Andou muito forte e na frente de gente com larga experiência. Foi notado por ninguém menos que Enzo Ferrari. Ainda sem contrato com a fábrica, correu a Nove Horas de Kyalami, na África do Sul, com um Ferrari 275 LM amarelo pela famosa equipe belga Francorchamps. O ano de 1967 seria muito importante para a carreira do jovem Jacky, então com 22 anos. Ganhava o Campeonato Europeu de Fórmula 2 com um Matra MS5 e estreava na Fórmula 1 pilotando um já antiquado Cooper-Maserati T81B. Conseguiu milagres, ficando em sexto e conquistando o primeiro ponto em Monza, na Itália. Lá estavam grandes como Denny Hulme, Jack Brabham, Jim Clark, John Surtees, Chris Amon, Pedro Rodriguez — seu companheiro de equipe — e ainda Graham Hill, Dan Gurney, Jackie Stewart, Jochen Rindt e Bruce McLaren. Ainda naquele ano ganhava a 1.000 Quilômetros de Monthléry (França), a 1.000 km de Spa e a 9 Horas de Kyalami, fato este que repetiria um ano depois.

Em 1968 ingressava na Ferrari como piloto oficial, tendo como colega o neozelandês Chris Amon. Em julho, no GP da França, em Ruen, Ickx ganhava sua primeira corrida na Fórmula 1 com o modelo 312. Terminaria o campeonato em quarto atrás de Graham Hill, Stewart e Denny Hulme. Na F-2 correu de Ferrari Dino 166 V6, mas não conseguiu mais que um quarto lugar. O ano seguinte era muito especial na carreira do belga. Na F-1 vencia em Nürburgring, Alemanha pilotando um Brabham-Ford; tornava a ganhar no Canadá e ficou com o vice-campeonato num ano em que Stewart dominou com o Matra-Ford. Uma das corridas mais emocionantes do Mundial da Marcas aconteceu em Le Mans. A equipe John Wyer Automotive Engineering entregava a Ickx e ao inglês Jackie Oliver um Ford GT40 Mk I equipado com o motor Ford V8 de 4,9 litros. Foi uma corrida disputadíssima, em que a dupla venceu o Porsche 908 do alemão Hans Herrmann e do francês Gérard Larrousse. O carro de Ickx chegou apenas dois segundos e 120 metros à frente deles! Foram os únicos a completar as 372 voltas no circuito de Sarthe. Continua

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Data de publicação: 9/3/10

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