A estreia da versão GTi, em 1975, trouxe um desempenho interessante ao Scirocco: o motor 1,6 com injeção e 110 cv levava-o a 186 km/h

Para-choques mais salientes e luzes de posição nas laterais dianteiras: é um Scirocco do mercado norte-americano, onde o motor tinha 1,7 litro

Para-choques em preto e luzes de direção dianteiras envolventes eram algumas novidades em 1977, ao lado do motor de 1,3 litro com 60 cv

A série especial Storm, exclusiva do mercado inglês, somava bancos de couro, defletor dianteiro e o motor do GTi ao ser lançada em 1979

A primeira geração do Scirocco não passou por grandes mudanças em seus oito anos de produção. Em agosto de 1975 apareciam os acabamentos mais luxuosos GLS e GT, o motor de 1,6 litro (com 75 cv/11,9 m.kgf ou 85 cv/12,4 m.kgf) e o limpador de para-brisa de braço único em vez dos dois anteriores. Estreava em junho do ano seguinte o GTi, em que o motor 1,6 obtinha 110 cv e 14 m.kgf com auxílio da injeção mecânica de combustível Bosch K-Jetronic, novidade compartilhada com a versão homônima do Golf. Era o bastante para alcançar máxima de 186 km/h e acelerar de 0 a 100 em 10 segundos, marcas muito boas para a época. Suspensão, freios (dianteiros a disco ventilado), rodas e pneus vinham redimensionados de acordo.

A revista Autosport entusiasmou-se pela versão esportiva, avaliada ao lado do Golf GTi: "O motor é tão isento de vibrações que seria difícil dizer, em qualquer rotação, quantos cilindros ele tem. A aceleração é muito ágil e a precisão e a rapidez da caixa auxiliam o desempenho. Os freios a disco ventilado são um grande aprimoramento e não há perda de eficiência pelo calor em estradas montanhosas. Embora os carros tenham tração dianteira, o usual subesterço não fica em evidência e foi divertido provocar saída de traseira no circuito de Hockenheim. Estes esportivos são tão fáceis de dirigir quanto poderiam ser, no atual estado da arte, e contestam a teoria de que tração dianteira é necessariamente menos divertida em uma pista."

Os para-choques vinham inteiramente em plástico negro, as luzes de direção dianteiras contornavam os para-lamas e havia melhorias em suspensão e direção em 1977. Dois anos depois ele recebia novo retrovisor externo e a opção de motor de 1,3 litro com 60 cv e 9,5 m.kgf. Chegava ainda ao mercado britânico a edição especial Storm — o vento virava tempestade —, com motor 1,6 de 110 cv, bancos dianteiros Recaro, revestimento em couro e um defletor plástico na dianteira na cor da carroceria. Suas rodas de alumínio de 13 pol, com pneus 175/70, viriam à linha Gol brasileira nos anos 80. Relançada no ano seguinte, a série adotava as rodas raiadas que tivemos no Santana GLS. A VW ofereceu outras edições especiais em alguns mercados, como Sidewinder, Sidewinder II, Champagne Edition, Champagne Edition II e S. Em 1980 era inserido o teto solar na lista de opções.

A revista inglesa Motor comparou a versão GLi 1,6 ao Alfa Romeo Alfetta GTV 2000, ao Ford Capri 3.0 S, ao Lancia Beta Coupe 2000 e ao BMW 320i, todos de maior cilindrada e com marcas prestigiadas — mas de preço próximo ao do caro modelo da VW. Apesar da forte competição, o Scirocco saiu-se bem em desempenho, consumo, estilo e comportamento dinâmico, aspectos em que ficou entre os melhores. Outra publicação, a norte-americana Popular Mechanics, colocou a versão de 1,7 litro — já em fim de carreira, em 1982 — diante de um grande time de adversários: Honda Accord, Mercury LN7, Nissan Stanza, Pontiac J2000 (do mesmo projeto do Chevrolet Monza brasileiro) e Toyota Corolla, todos com três portas e perfil esportivo, mesmo que o desempenho não estivesse à altura. O resultado? "O vencedor é o Scirocco, o verdadeiro alvo ao qual todos esses outros fabricantes lançaram seus mísseis."

A revista explicava a preferência: "Todos os testadores apontaram a excelente construção, dentro e fora, e o modo com que ele 'transpira qualidade', tipicamente alemão em montagem e acabamento. Mas o que realmente nos cativou foi seu modo quando o dirigimos. 'Um carro sólido, agradável, extremamente estável em altas velocidades', escreveu um testador", embora o VW fosse apenas o segundo melhor em aceleração e o terceiro em slalom (desvio entre cones) e frenagem. "Direção, câmbio, comportamento dinâmico e posição de dirigir combinam-se para fazer dele o melhor para dirigir rápido. Como um testador descreveu, 'o limite em curvas é baixo, mas quanto mais rápido você anda, melhor ele parece'."

A edição especial SL, em 1981, marcou a despedida do primeiro Scirocco. Dotada de motor 1,3 ou 1,6, vinha em branco ou prata e trazia faixas laterais, volante esportivo, bancos revestidos em preto e vermelho e, na versão mais potente, defletor dianteiro. Das 504 mil unidades dessa geração, 150 mil foram vendidas nos EUA, mercado que só perdia para o próprio alemão (213 mil). Continua

Nas telas
O Scirocco não tem presença frequente no cinema, mas atuou em alguns filmes. A primeira geração é vista em Atração Fatal (Fatal Attraction, 1987), drama norte-americano, e em Zombie - O Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, 1978), que mescla ação e terror. Também aparece no filme polonês Sum tak zwany olimpijczyk, de 2001.

Entre as séries de TV, Hart to Hart, que passou nos Estados Unidos de 1979 a 1984, mostrou num episódio um Scirocco branco preparado para rali. O segundo modelo também teve presença em série, em Ärliga blå ögon, veiculada em 1977 na Suécia.
Atração Fatal Zombie
Nas pistas

A primeira geração do Scirocco chegou às pistas norte-americanas. Na categoria Trans-Am, um modelo modificado com anexos aerodinâmicos, para-lamas muito alargados (para abrigar rodas bem mais largas) e motor preparado para render 170 cv venceu o Campeonato de Construtores de 1976, na classe de carros de turismo com motor de até 2,0 litros. Conquistou 36 pontos contra apenas nove do segundo colocado.

Muito depois, a VW preparou o Scirocco de terceira geração para competir na 24 Horas de Nürburgring, o clássico circuito alemão. A versão GT24 recebeu preparação para que o motor turbo de 2,0 litros passasse a 325 cv, transmitidos à caixa automatizada DSG.

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