Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Duas para cá, uma para lá

Clique para ampliar a imagem

Bela e equipada, a nova C4 Picasso chega para aumentar a indecisão
que havia entre a própria versão Grand e a concorrente da Renault

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Um dos países criadores do conceito moderno de minivan, com a Renault Espace de 1984 (pouco antes vieram a japonesa Nissan Prairie e a americana Dodge Caravan), a França é também responsável pela introdução dos modelos compactos, tanto em âmbito mundial quanto no mercado brasileiro, com a primeira Scénic. Hoje, quase 10 anos após o início da produção nacional desse modelo da Renault, o segmento de minivans tem passado por uma reviravolta com a chegada da Grand Scénic, da concorrente Citroën Grand C4 Picasso — ambas de sete lugares e lançadas aqui no ano passado — e, agora em janeiro, da C4 Picasso de cinco lugares.

Esse quarto membro da família C4 não vem, por enquanto, substituir a Xsara Picasso nacional. Com preço sugerido a partir de R$ 81,8 mil, situa-se no meio-termo entre as minivans feitas aqui (as veteranas Scénic de primeira geração, Zafira e a própria Xsara) e as duas francesas de sete lugares e maior porte. Pela proximidade de preço, porém, é natural que o comprador da nova C4 possa se ver em dúvida pela Grand Picasso ou pela Grand Scénic, já que dois lugares a mais podem ser convenientes.

Ou, de outra forma, o público-alvo das versões Grand talvez aceite abrir mão desse espaço adicional para ficar com o modelo menor, de linhas tão agradáveis.

Assim, o Best Cars aproveitou a chegada da C4 Picasso para um confronto com a irmã maior e a oponente da Renault. A não ser pelo número de lugares, as três se equivalem em proposta (carros essencialmente familiares, com amplo conforto e espaço de sobra para passageiros e bagagem), porte (o comprimento varia 11 centímetros, e a distância entre eixos, menos de 1 cm), potência (143 cv nas Picassos, 138 na Scénic, sempre em motores a gasolina de 2,0 litros e 16 válvulas, associados a câmbio automático de quatro marchas) e preço.

A Grand Scénic, ainda modelo 2008, é a mais barata: de R$ 71,7 mil a R$ 76,9 mil com os opcionais revestimento dos bancos em couro e lâmpadas de xenônio, como foi avaliada. A C4 curta parte de R$ 81,8 mil e com o ar-condicionado de quatro zonas passa a R$ 83,3 mil. E a Grand C4, de R$ 89,6 mil, chega a R$ 94,2 mil com o teto envidraçado opcional. Continua

 
Citroën C4 Picasso
2,0 16V
4,47 m 143 cv R$ 83.300*
 
Citroën Grand C4 Picasso
2,0 16V
4,59 m 143 cv R$ 94.190*
 
Renault Grand Scénic
2,0 16V
4,49 m 138 cv R$ 76.890*
* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais
> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 10/2/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade