Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Preços
  C4 Picasso Grand C4 Picasso Grand Scénic
Básico 81.800 89.590 71.690
Como avaliado 83.300 94.190 76.890
Completo 83.300 94.190 76.890
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 9/2/09 em São Paulo; consulte o preço dos opcionais em:
www.citroen.com.br www.renault.com.br

Conveniências de série nas três: faróis e limpador automáticos, telas contra sol nas portas traseiras (a Grand C4 tem outras) e comandos de áudio e de velocidade no volante ou próximos dele

Equipamentos de série e opcionais
  C4 Picasso Grand C4 Picasso Grand Scénic
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/S S/S S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND S/ND S/ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S S/S
Ajuste elétrico dos retrovisores S S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S S/S
Aquecimento S S S
Ar-condicionado/controle automático S/S S/S S/S
Bancos/volante revestidos em couro ND/ND ND/S O/S
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/S/S S/S/S S/S/S
Câmbio automático S S S
Comando interno do porta-malas ND ND ND
Computador de bordo S S S
Contagiros S S S
Controlador automático de velocidade S S S
Controle de tração/estabilidade S/S S/S ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S S/S
Controles de áudio no volante S S S
Direção assistida S S S
Faróis de neblina S S S
Freios antitravamento (ABS) S S S
Imobilizador eletrônico S S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S S
Luz traseira de neblina S S S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S S/S
Relógio S S S
Repetidores laterais das luzes de direção S S S
Rodas de alumínio S S S
Terceira luz de freio S S S
Teto solar/comando elétrico ND ND O/O
Travamento central das portas S S S
Vidros verdes S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Embora superiores em itens de conveniência e segurança, as Picassos custam até 22% mais que a Scénic, que mostra boa relação custo-benefício
Nossas notas
  C4 Grand C4 G. Scénic
Estilo 4 4 3
Acabamento 4 4 4
Posição de dirigir 4 4 3
Instrumentos 4 4 4
Itens de conveniência 4 5 4
Espaço interno 5 5 4
Porta-malas 5 5 5
Motor 4 4 4
Desempenho 4 4 3
Consumo 3 3 3
Câmbio 4 4 4
Freios 4 4 4
Suspensão 4 4 3
Estabilidade 5 5 4
Segurança passiva 5 5 5
Custo-benefício 4 4 4
Média 4,18 4,25 3,81
Posição 2°. 1°. 3°.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia
 
Teste do Leitor

Custo-benefício

Quando chegou ao mercado nacional, há um ano, a Grand Scénic custava R$ 88 mil sem o pacote de opcionais. Com a redução de IPI somada a uma dieta expressiva pela Renault, hoje são apenas R$ 71,7 mil, quase 20% a menos. Mesmo com bancos de couro e teto solar, que as Picassos não oferecem, ela ainda sai por menos (R$ 76,9 mil) que a C4 curta, que parte de R$ 81,8 mil. Portanto, o ajuste a deixou competitiva, com a ressalva de que os carros à venda ainda são modelos 2008.

Avaliadas com os opcionais disponíveis (a C4 curta com ar-condicionado de quatro zonas e a longa com teto de vidro), as Citroëns oferecem a mais alguns itens de conveniência e o importante controle de estabilidade, mas deixam de fora teto solar, faróis de xenônio e o couro, oferecidos apenas pela Renault. Assim, com uma vantagem em conteúdo que não é absoluta, a Grand C4 (já modelo 2009) cobra 22% a mais que a Scénic. E a Picasso menor, sem os dois lugares adicionais e o teto envidraçado, ainda é 8% mais cara que o modelo da Renault.

É verdade que os modelos da Citroën mereceram notas maiores em estilo, posição de dirigir, espaço interno, desempenho, suspensão e estabilidade, o bastante para decidir o comparativo a seu favor, com a Grand um pouco à frente da C4 menor. Mas a Renault propõe um produto válido por um preço mais baixo, o que lhe garante boa relação custo-benefício e a faz uma opção a ser considerada.
Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade