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Os brasileiros redescobriram os motores de 1,4 litro. A faixa de
cilindrada, que há quatro anos não tinha nenhum representante nacional,
conta hoje com modelos de cinco fabricantes (incluindo a General Motors
com o Celta e a Honda com o Fit). No entanto, alguns modelos permanecem
fiéis ao motor de 1,0 litro, apesar de sua inadequação já bastante
discutida no Best Cars (leia
editorial), e apostam no aumento de potência para manter seus
adeptos.
A "corrida de cavalos", patrocinada em particular por GM e
Renault, fez com que os 1,0 quase alcançassem os 1,4 nesse aspecto. É o
que mostra este comparativo, que coloca lado a lado três modelos de 1,4
litro e dois de 1,0 litro. Abastecidos com
álcool, as potências são de 82 cv no C3 e no 206, 81 no Palio, 79 no
Corsa e 77 no Clio, um interessante equilíbrio. Se os desempenhos são
mesmo semelhantes é algo que veremos adiante.
Um fato curioso: apesar de beneficiados com uma menor alíquota de
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), os 1,0 nem sempre são
mais baratos que os de motorização superior. Pelos R$ 39 mil do Corsa
Premium — sua versão mais equipada, mas que está longe de ser luxuosa —,
compram-se o Palio ELX com opcionais ou o C3 básico, com
conteúdo similar ou superior ao do carro da GM. Como os carros para avaliação dos
fabricantes costumam ser completos, porém, havia uma razoável diferença
entre eles, o que o consumidor evitaria com a escolha de carros
equipados da mesma forma.
O equilíbrio de preços não alcançou os outros dois modelos em função
das versões que incluímos. O mais barato do grupo, o Clio, estava na
intermediária Expression, de R$ 37 mil, mas pode ser escolhida a de topo Privilège por R$
44,5 mil, que se insere entre os mais caros do confronto. Por outro lado, o 206 Feline (que
parte de R$ 41,3 mil sem bolsas
infláveis) tem como alternativa o Presence a R$ 38,3 mil, que estaria
plenamente dentro da faixa dos 1,0, sem perder os principais itens
presentes nos concorrentes.
O importante é que a análise técnica que você lê aqui estende-se às
outras versões de cada linha. E os carros são similares
também em porte e proposta, o que fecha os quatro "Ps" que fazem a
seleção em nossos comparativos. Continua
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