Best Cars Web Site
Comparativo Completo

O clube dos 80 cv

Clique para ampliar a imagem

Dois modelos de 1,0 litro enfrentam três de 1,4, todos
flexíveis, e mostram o que há de melhor em cada cilindrada

Chevrolet Corsa Premium 1,0 Flexpower Citroën C3 GLX 1,4 Flex
Fiat Palio ELX 1,4 Flex Peugeot 206 Feline 1,4 Flex
Renault Clio Expression 1,0 Hi-Flex
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Os brasileiros redescobriram os motores de 1,4 litro. A faixa de cilindrada, que há quatro anos não tinha nenhum representante nacional, conta hoje com modelos de cinco fabricantes (incluindo a General Motors com o Celta e a Honda com o Fit). No entanto, alguns modelos permanecem fiéis ao motor de 1,0 litro, apesar de sua inadequação já bastante discutida no Best Cars (leia editorial), e apostam no aumento de potência para manter seus adeptos.

A "corrida de cavalos", patrocinada em particular por GM e Renault, fez com que os 1,0 quase alcançassem os 1,4 nesse aspecto. É o que mostra este comparativo, que coloca lado a lado três modelos de 1,4 litro e dois de 1,0 litro. Abastecidos com álcool, as potências são de 82 cv no C3 e no 206, 81 no Palio, 79 no Corsa e 77 no Clio, um interessante equilíbrio. Se os desempenhos são mesmo semelhantes é algo que veremos adiante.

Um fato curioso: apesar de beneficiados com uma menor alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), os 1,0 nem sempre são mais baratos que os de motorização superior. Pelos R$ 39 mil do Corsa Premium — sua versão mais equipada, mas que está longe de ser luxuosa —, compram-se o Palio ELX com opcionais ou o C3 básico, com conteúdo similar ou superior ao do carro da GM. Como os carros para avaliação dos fabricantes costumam ser completos, porém, havia uma razoável diferença entre eles, o que o consumidor evitaria com a escolha de carros equipados da mesma forma.

O equilíbrio de preços não alcançou os outros dois modelos em função das versões que incluímos. O mais barato do grupo, o Clio, estava na intermediária Expression,  de R$ 37 mil, mas pode ser escolhida a de topo Privilège por R$ 44,5 mil, que se insere entre os mais caros do confronto. Por outro lado, o 206 Feline (que parte de R$ 41,3 mil sem bolsas infláveis) tem como alternativa o Presence a R$ 38,3 mil, que estaria plenamente dentro da faixa dos 1,0, sem perder os principais itens presentes nos concorrentes.

O importante é que a análise técnica que você lê aqui estende-se às outras versões de cada linha. E os carros são similares também em porte e proposta, o que fecha os quatro "Ps" que fazem a seleção em nossos comparativos. Continua

> Concepção e estilo > Preços
> Conforto e conveniência > Equipamentos e opcionais
> Mecânica, comportamento
e segurança
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Comentário técnico > Ficha técnica
> Simulação de desempenho > Garantia e assistência

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 27/5/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade