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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
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Para evidenciar as diferenças entre os quatro motores (C3 e 206 usam o mesmo), o Best Cars colocou suas curvas de potência e torque em sobreposição. O que se nota com clareza é que nos 1,4-litro a potência, embora tenha valor máximo semelhante, atinge bons patamares bem mais cedo. No caso do torque, diferença ainda maior: os pontos máximos surgem em rotações moderadas e, mesmo ao redor de 5.000 rpm, ainda há vantagem consistente sobre os 1,0. Estes só os ultrapassam perto do limite de giros, pois Renault e GM optaram por motores de alta rotação em busca de maior potência.

E como tudo isso afeta o desempenho e o consumo, onde entram fatores como peso, aerodinâmica e relações de marcha? A simulação desenvolvida pelo consultor Iran Cartaxo tem as respostas.

A combinação de potência com aerodinâmica do 206 fala mais alto em velocidade máxima, embora a diferença para o mais lento, o Clio, não chegue a 7 km/h. Entre eles ficam Palio, C3 e Corsa, nesta ordem. O Fiat tem o melhor equilíbrio de rotações para velocidade final, atingida com o motor no regime de maior potência. Corsa e C3 são os mais distantes.

Vantagem expressiva para os 1,4 é o baixo regime em viagem, como a 120 km/h: o que gira menos é o 206, quase empatado com o C3, enquanto Clio e Corsa "berram" com 750 rpm a mais que o Peugeot. Este último também revela eficiência aerodinâmica com a menor potência consumida àquela velocidade (28 cv), embora todos eles estejam em bom patamar.
O torque generoso do Palio contribuiu para as acelerações mais rápidas no grupo. De 0 a 100 km/h, com álcool, faz em 13,6 segundos, à frente do Clio, C3, 206 e Corsa, nesta ordem. Surpreende o Renault, beneficiado pelo menor peso. A "lanterninha" da GM (e não poderia ser diferente) confirma a sensação de lentidão excessiva notada ao dirigir.

O Palio também foi o melhor em uma das retomadas, mas perdeu para o Clio na outra. Aqui, a rotação adicional imposta pelo câmbio mais curto dos 1,0 os beneficia. Contudo, mesmo com uma quinta marcha de relação final equivalente à do Renault, o Corsa foi drasticamente mais lento que os demais, com diferença acima de 5 s para o C3 e o 206, por exemplo. É um claro sinal do que as curvas de torque mostraram: o motor da GM tem muito pouco torque em regimes baixos e médios, como a 2.850 rpm, seu regime em quinta a 80 km/h.

Se perdeu feio em desempenho, o Corsa deu o troco em consumo: com um motor menor que os 1,4 (portanto mais eficiente nas condições de uso simuladas) e a maior taxa de compressão por boa margem, impôs uma vantagem consistente sobre os demais em todas as situações, tanto os ciclos urbano e rodoviário quanto as velocidades constantes. O Palio foi quase sempre o mais gastador e — conclusão interessante — houve equilíbrio entre os três franceses. O câmbio mais longo do 206 e do C3 foi decisivo para anular a esperada vantagem do Clio pela menor cilindrada, o que provou que nem sempre os motores de 1,0 litro são mais econômicos.

Os melhores índices estão em negrito

Veloc. máxima (km/h) Regimes em 5ª (rpm) Potência a 120 km/h (cv) Aceleração (s)
à veloc. máxima a 120 km/h 0 a 100 km/h 0 a 400 m 0 a 1.000 m
Corsa (gasolina) 164,1 5.800 4.250 29 17,5 21,5 38,8
Corsa (álcool) 165,1 5.850 4.250 29 16,9 21,2 38,1
C3 (gasolina) 165,5 4.900 3.550 30 15,0 19,6 35,8
C3 (álcool) 167,4 4.950 3.550 30 14,7 19,5 35,9
Palio (gasolina) 169,0 5.450 3.850 29 13,9 19,0 35,1
Palio (álcool) 169,9 5.500 3.850 29 13,6 19,0 35,0
206 (gasolina) 169,4 4.950 3.500 28 15,0 19,9 36,3
206 (álcool) 170,0 5.000 3.500 28 15,0 19,7 35,8
Clio  (gasolina) 163,0 5.750 4.250 30 14,0 19,5 35,5
Clio (álcool) 164,0 5.800 4.250 30 13,7 19,4 35,7

Os melhores índices estão em negrito

Retomada (s) Consumo (km/l) Consumo em vel. constante (km/l)
80 a 120 em 5ª 60 a 100 em 4ª em cidade em estrada 60 km/h 80 km/h 100 km/h 120 km/h
Corsa (gasolina) 26,8 15,0 11,5 15,5 18,2 16,3 14,2 12,2
Corsa (álcool) 25,7 14,6 8,2 11,3 13,2 11,8 10,3 8,9
C3 (gasolina) 21,0 12,8 10,1 14,0 16,1 14,7 13,0 11,5
C3 (álcool) 20,6 12,7 7,2 10,2 11,7 10,7 9,5 8,4
Palio (gasolina) 19,1 12,7 9,5 13,6 14,9 14,2 13,1 11,7
Palio (álcool) 18,4 12,8 6,7 9,8 10,7 10,2 9,4 8,4
206 (gasolina) 20,4 12,7 10,2 14,3 16,3 14,9 13,3 11,8
206 (álcool) 20,0 12,9 7,3 10,4 11,9 10,9 9,7 8,6
Clio  (gasolina) 19,4 11,1 10,7 14,5 16,8 15,1 13,3 11,6
Clio (álcool) 18,6 11,1 7,5 10,3 11,9 10,8 9,5 8,3
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados dos fabricantes

Os melhores índices
estão em negrito

Veloc. máxima (km/h) Aceleração 0
a 100 km/h (s)
Consumo (km/l)
em cidade em estrada
Corsa (gasolina) 163 14,4 13,5 18,2
Corsa (álcool) 166 14,3 9,3 12,8
C3 (gasolina) ND ND ND ND
C3 (álcool) ND ND ND ND
Palio (gasolina) 165 13,7 13,0 17,0
Palio (álcool) 166 13,6 9,2 12,6
206 (gasolina) 174 12,1 ND ND
206 (álcool) 174 12,1 ND ND
Clio  (gasolina) 166 14,3 13,6 17,3
Clio (álcool) 167 14,1 9,0 11,5

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