Luxo, potência e robustez
Grand
Cherokee e Explorer oferecem interior requintado e |
Um está no mercado nacional desde 1993 e
detém a liderança de vendas do segmento nos Estados
Unidos. O outro, lançado oficialmente no Brasil em 1996
-- até então era trazido por importadores independentes
--, tornou-se símbolo de status indiscutível e acaba de
passar à segunda geração, com trunfos para solidificar
ainda mais esse prestígio. |
Projeto bem mais recente do Jeep transparece nas linhas mais atuais e elegantes, que conservam identidade com o primeiro modelo |
Pelo Jeep pagam-se R$ 124.900 na versão Limited, sendo opcionais a tração mais elaborada Quadra-Drive, teto solar e toca-CD no porta-malas. Com esses itens sai por R$ 129.900. São 27% mais que o Ford, que não oferece opcionais (teto solar e toca-CD são de série) e cujo preço está em US$ 56.840 -- ou, pela cotação de 12 de julho, R$ 102.300. Vale a pena pagar a diferença para ficar com o Grand Cherokee? É o que vamos conferir agora. |
As linhas básicas do Explorer datam de 1990, com uma reestilização frontal em 1994 e retoques na traseira em 1997 (datas para o mercado norte-americano). Portanto, estão uma geração defasadas em relação ao Grand Cherokee, que nasceu em 1992 e foi amplamente reformulado em 1998. |
Estilo da traseira e excesso de adornos, como nas lanternas, envelhecem o Ford, mas ele também tem apreciadores |
A diferença fica
evidente de onde quer que se olhe: a carroceria do Jeep
parece mais longa e baixa (na verdade o veículo todo é
mais curto e alto que o Ford), tem a frente mais afilada
e a traseira mais elegante. A marca fez um bom trabalho
ao conservar as características básicas de estilo,
tornando fácil identificá-lo com a geração anterior.
Avanço importante ocorreu nos faróis, agora belas -- e
eficientes -- unidades com refletores duplos de superfície
complexa. Prejudicam o Explorer os adornos em lanternas, filetes e logotipos, que transmitem ar antiquado. Detalhes como estribos (úteis para o acesso, porém), molduras nos arcos dos pára-lamas e apoio no pára-choque traseiro, para acomodação de carga no bagageiro, podem agradar aos fãs do fora-de-estrada, mas parecem deslocados num utilitário-esporte de luxo. Continua |
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