Para quem gosta da "sensação de domínio da estrada" dos utilitários-esporte, ambos são um prato cheio. Além dos bancos macios e confortáveis, a posição de dirigir é correta e o volante do Jeep, mais à esquerda, não incomoda. Sente-se maior espaço nele, enquanto no Ford o console central largo chega a atrapalhar ao afivelar o cinto -- mas seu freio de estacionamento, acionado por pedal, é mais prático que o manual e algo distante do motorista de seu oponente. Os volantes de ambos têm regulagem em altura, mas não em profundidade, e os painéis são completos e de fácil leitura. |
Regulagem elétrica dos bancos de ambos inclui apoio lombar e memórias, mas só a do Jeep abrange o encosto. Seu freio de estacionamento manual fica mais próximo do passageiro, incoerência que não existia na antiga geração |
A maior largura do Grand
Cherokee transparece no banco traseiro, mais espaçoso
para os ombros. Em relação a pernas e altura não há o
que reclamar nos dois -- nem o entreeixos mais longo do
Explorer resulta em grande vantagem --, mas o quinto
passageiro fica desconfortável, tanto pelo assento e
encosto quanto pelo ressalto do túnel de transmissão no
assoalho. E ele não dispõe de cinto de três pontos nem
de encosto de cabeça, um risco em potencial. Os porta-malas são enormes, para mais de 1.000 litros, com ligeira vantagem para o Explorer. Podem ser acessados abrindo-se apenas o vidro traseiro, o que evita o uso constante das portas altas e pesadas. O estepe do Jeep, antes vertical, fica agora sob o assoalho, enquanto o Ford adota a montagem externa -- evita a remoção de eventual bagagem, mas dificulta o acesso. Continua |
O console
central atrapalha a colocação do cinto no Explorer, que
vem com bolsas infláveis também nas laterais. Como no
oponente, há amplo porta-volumes, mas poucos espaços
abertos para os objetos do dia-a-dia |
Explorer | Grand Cherokee |
Acionamento elétrico vidros D / T | S/S | S/S |
Ajuste de altura dos bancos E / D | S/S | S/S |
Ajuste de apoio lombar E / D | S/S | S/S |
Ajuste do volante em altura / profundidade | S/ND | S/ND |
Ajuste elétrico retrovisores E / D | S/S | S/S |
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância | S/ND/S | S/ND/S |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado / controle automático | S/S | S/S |
Bancos / volante em couro | S/S | S/S |
Bolsa inflável E / D / laterais | S/S/S | S/S/ND |
Câmbio automático | S | S |
Comando interno do porta-malas | ND | ND |
Computador de bordo | S | S |
Conta-giros | S | S |
Controle automático de velocidade | S | S |
Controle de tração (1) | S | S |
Direção assistida | S | S |
Faróis de neblina | S | S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Imobilizador de motor | S | S |
Limpador/lavador traseiro | S | S |
Luzes de leitura D / T | S/S | S/S |
Luz traseira de neblina | ND | S |
Rádio/toca-fitas | S | S |
Rádio/toca-CD | S | O (2) |
Relógio | S | S |
Repetidoras laterais de direção | ND | S |
Rodas de alumínio | S | S |
Terceira luz de freio | S | S |
Teto solar / comando elétrico | S | O |
Travamento central | S | S |
Vidros verdes | S | S |
Convenções: S = de série;
O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável;
E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro. (1) Distribuição eletrônica de torque ao eixo com maior tração. (2) Montado no porta-malas em adição ao toca-fitas do painel. |
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