Os itens mais importantes no uso prático constam do texto principal. Neste quadro, pretendem-se enfocar detalhes que fazem a diferença de um bom automóvel, facilitando a vida do motorista e passageiros. |
Comandos
de áudio e ventilação para o banco traseiro, com saída
para fones |
Abertura
da portinhola de abastecimento: em conjunto com
a trava das portas no Explorer. No concorrente ainda se
usa a chave. Acionamento do alarme: as luzes podem piscar ou não (conforme ajuste) no Grand Cherokee. No Explorer, além das luzes, a sirena de ativação pode ser incômoda em situações onde se quer discrição. Ambos oferecem o botão de pânico, pela qual o usuário comanda o disparo do alarme quando desejado. Antena: no Jeep vem integrada ao vidro traseiro, à prova de furtos e danos no fora-de-estrada. No Ford, lamenta-se que ainda seja fixa e montada no pára-lama, podendo se danificar em lava-rápidos e locais mais baixos. Chaveiro: o Grand Cherokee possui dois, um para cada motorista. O veículo memoriza as configurações de banco, retrovisores e até emissoras de rádio escolhidas por cada um, adaptando-se ao usuário logo ao ser aberto. Comutador de farol alto/baixo: só de puxar no Jeep, com proteção para que não o acenda já em facho alto. No Ford é de puxar e empurrar. Controles elétricos de vidros: só o Explorer vem com temporizador. A função um-toque fica restrita, nos dois, à descida do vidro do motorista. Destravamento das portas: em ambos ocorre primeiro na do motorista, fator de segurança. Pode-se desativar este recurso no Grand Cherokee. O Explorer pode ser aberto por teclado numérico junto à maçaneta, com código personalizado ou fornecido com o carro. Espelhos de cortesia nos pára-sóis: iluminados em ambos, mas com ajuste da luz só no Grand Cherokee. Extintor de incêndio: sob o banco do motorista no Explorer, mais acessível que o do Grand Cherokee (sob o do passageiro). Hodômetros: digitais só no Jeep, menos vulneráveis a comerciantes desonestos. Iluminação dos instrumentos: como todo Chrysler, o Grand Cherokee oferece um estágio de luz mais intensa mesmo com faróis acesos, muito conveniente ao ligá-los durante o dia. |
Lentes
dos faróis: em policarbonato nos dois. Luzes de cortesia: sob os retrovisores externos do Explorer, ajudam a iluminar o acesso. A unidade avaliada não contava, porém, com luzes nos estribos como mostradas pela Ford em material à imprensa. Só o Grand Cherokee tem iluminação no assoalho dianteiro e luzes nas portas. Maçanetas internas: cromadas no Jeep para melhor identificação em locais escuros. Marcador de nível de combustível: sempre ligado no Ford, revela como está o tanque logo ao se entrar no veículo. Pontos de manutenção do motor: tampas amarelas facilitam a identificação no Grand Cherokee. Porta-copos: dois dianteiros, em ambos, e mais dois traseiros no Explorer. Recuo do banco: o assento do Grand Cherokee pode se afastar quando a chave é retirada, para fácil acesso e saída do motorista. Repetidores de luzes de direção laterais: item de segurança exclusivo do Grand Cherokee. Retardo de faróis: ambos oferecem, de modo a iluminar a garagem ao sair do carro, por exemplo. Sistema de áudio: empate negativo -- nos dois se desliga junto da ignição e não pode ser ligado sem a chave. Sobremarcha: ou overdrive, pode ser desligada em ambos por um botão. É um sistema mais prático e seguro que aquele em que se move a alavanca de câmbio. Temporizador da luz de cortesia: uma surpresa, mas não equipa o Explorer. No Grand Cherokee apaga-a gradualmente. Teto solar: de vidro, com fácil operação e abertura por um toque no Ford. Não produz ruído excessivo em velocidade de viagem. Não equipava o Jeep avaliado. Tomada de energia 12 volts: ambos possuem uma adequada no console, além do acendedor de cigarros. O Grand Cherokee tem outra no porta-malas. |
Cinto de três pontos e encosto de cabeça não estão disponíveis para o quinto passageiro de ambos os modelos, que ainda convive com o túnel central de transmissão no assoalho. Observe as maçanetas um tanto baixas do Explorer |
|
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados