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No painel bem desenhado,
computador de bordo e mostradores digitais de combustível e temperatura



Bons bancos, que na versão SL
vêm revestidos em couro, e controlador de velocidade bem acessível


O porta-malas é mediano em
capacidade, 442 litros, mas traz uma prática divisória com ganchos para
sacolas |
Câmbio CVT
Um destaque do
Sentra é o motor de 2,0 litros com bloco e cabeçote de alumínio, duplo
comando e 16 válvulas. Dotado de variador
para admissão (chamado de CVVTCS pela fábrica, sigla de sistema de
controle de tempos de abertura das válvulas continuamente variável em
inglês), desenvolve potência de 142 cv e torque máximo de 20,3 m.kgf, índices
entre os melhores da cilindrada na concorrência, que não inclui o
Civic Si por questão de preço. Isso apesar
da taxa de compressão conservadora de
9,7:1. A curva de torque indica 90% do máximo a 2.400 rpm, que propicia
61 cv já a essa rotação.
O transeixo que acomoda o câmbio XTronic
incorpora um conversor de torque, ao contrário do que ocorre no de mesmo
tipo no Honda Fit, de embreagem automática multidisco em banho de óleo.
A solução da Nissan é mais cara, porém mais refinada e durável. Segurar
o veículo numa leve subida acelerando o motor, por exemplo, não acarreta
danos. O câmbio possui controle eletrônico e conta com desativação do
overdrive por botão na manopla.
As posições são iguais às da maioria das caixas automáticas (P, R, N, D,
L) e o conjunto de seleção, mesmo no caso da caixa manual, fica numa
base saliente do console vertical, o que liberou espaço para
porta-objetos e porta-copos no console de túnel. Como é usual nos
automáticos, o veículo avança lentamente em marcha-lenta. Nas descidas
ocorre redução automática e, com o overdrive desativado, o
conversor de torque é bloqueado. A Nissan é um dos fabricantes que mais
adotam o câmbio CVT, já tendo produzido mais de 2,5 milhões de unidades
nos últimos 15 anos, abrangendo três gerações do Sentra. É a única a
oferecer um tipo de CVT diferente do sistema de polias e correia, a
toroidal, opcional no Maxima.
A caixa manual de seis marchas, com ré
sincronizada, é idêntica à do Mégane 2,0, mas com relações de marcha
diferentes. Os engates de marchas são secos, precisos e agradáveis. Foi
calculada para velocidade máxima em quinta, ficando a sexta destinada a
conforto e economia em viagem — 3.000 rpm em números redondos a 120
km/h. Esse efeito sobremarcha é ainda mais apurado com o CVT: 2.100 rpm
à mesma velocidade.
Os dados de consumo informados — que os pares japoneses e
franceses não se dignam divulgar — indicam um veículo eficiente.
A surpresa é a vantagem para o CVT: na
cidade, 11,6 km/l contra 11,1 km/l do manual; na estrada, 17,1 km/l e
16,8 km/l, mesma ordem.
A segurança consiste, além da boa estrutura dos carros atuais, de bolsas
infláveis frontais, laterais de tórax e cortinas na versão de topo (só
frontais nas outras duas). A lamentar haver somente dois encostos de
cabeça no banco traseiro, mas são três cintos de três pontos atrás e os
freios têm sistema antitravamento (ABS) e
distribuição eletrônica em todas as versões. O modelo obteve grau
máximo de proteção na avaliação da NHTSA, órgão que administra a questão
da segurança veicular nos Estados Unidos.
De grande conveniência é o controle de
velocidade em todo Sentra, independente do tipo de câmbio, com
controle no volante — nada de procurar em alavancas escondidas. São três
sistemas de áudio, com toca-CDs e entrada para
MP3. A SL traz disqueteira integrada
Rockford Fosgate para seis discos e oito alto-falantes (seis e quatro,
decrescente quanto à versão).
Os equipamentos de série são fartos. Opcionais, só as rodas de alumínio
de 16 pol para o básico (os pneus 205/60-15 dão lugar então aos
205/55-16). A versão S acrescenta ainda computador de bordo,
retrovisores com ajuste elétrico, a divisória do porta-malas, apoio de
braço e porta-copos no banco traseiro, faróis de neblina e banco
traseiro bipartido. A SL adiciona revestimento em couro, redes e bolsa
nos encosto dianteiros, teto solar elétrico e espelhos de cortesia nos
pára-sois com iluminação. De resto, as três versões são ricas em itens
de conforto e conveniência.
Continua |