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No painel bem desenhado, computador de bordo e mostradores digitais de combustível e temperatura

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Bons bancos, que na versão SL vêm revestidos em couro, e controlador de velocidade bem acessível

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O porta-malas é mediano em capacidade, 442 litros, mas traz uma prática divisória com ganchos para sacolas

Câmbio CVT   Um destaque do Sentra é o motor de 2,0 litros com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando e 16 válvulas. Dotado de variador para admissão (chamado de CVVTCS pela fábrica, sigla de sistema de controle de tempos de abertura das válvulas continuamente variável em inglês), desenvolve potência de 142 cv e torque máximo de 20,3 m.kgf, índices entre os melhores da cilindrada na concorrência, que não inclui o Civic Si por questão de preço. Isso apesar da taxa de compressão conservadora de 9,7:1. A curva de torque indica 90% do máximo a 2.400 rpm, que propicia 61 cv já a essa rotação.

O transeixo que acomoda o câmbio XTronic incorpora um conversor de torque, ao contrário do que ocorre no de mesmo tipo no Honda Fit, de embreagem automática multidisco em banho de óleo. A solução da Nissan é mais cara, porém mais refinada e durável. Segurar o veículo numa leve subida acelerando o motor, por exemplo, não acarreta danos. O câmbio possui controle eletrônico e conta com desativação do overdrive por botão na manopla.

As posições são iguais às da maioria das caixas automáticas (P, R, N, D, L) e o conjunto de seleção, mesmo no caso da caixa manual, fica numa base saliente do console vertical, o que liberou espaço para porta-objetos e porta-copos no console de túnel. Como é usual nos automáticos, o veículo avança lentamente em marcha-lenta. Nas descidas ocorre redução automática e, com o overdrive desativado, o conversor de torque é bloqueado. A Nissan é um dos fabricantes que mais adotam o câmbio CVT, já tendo produzido mais de 2,5 milhões de unidades nos últimos 15 anos, abrangendo três gerações do Sentra. É a única a oferecer um tipo de CVT diferente do sistema de polias e correia, a toroidal, opcional no Maxima.

A caixa manual de seis marchas, com ré sincronizada, é idêntica à do Mégane 2,0, mas com relações de marcha diferentes. Os engates de marchas são secos, precisos e agradáveis. Foi calculada para velocidade máxima em quinta, ficando a sexta destinada a conforto e economia em viagem — 3.000 rpm em números redondos a 120 km/h. Esse efeito sobremarcha é ainda mais apurado com o CVT: 2.100 rpm à mesma velocidade. Os dados de consumo informados — que os pares japoneses e franceses não se dignam divulgar — indicam um veículo eficiente. A surpresa é a vantagem para o CVT: na cidade, 11,6 km/l contra 11,1 km/l do manual; na estrada, 17,1 km/l e 16,8 km/l, mesma ordem.

A segurança consiste, além da boa estrutura dos carros atuais, de bolsas infláveis frontais, laterais de tórax e cortinas na versão de topo (só frontais nas outras duas). A lamentar haver somente dois encostos de cabeça no banco traseiro, mas são três cintos de três pontos atrás e os freios têm sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica em todas as versões. O modelo obteve grau máximo de proteção na avaliação da NHTSA, órgão que administra a questão da segurança veicular nos Estados Unidos. De grande conveniência é o controle de velocidade em todo Sentra, independente do tipo de câmbio, com controle no volante — nada de procurar em alavancas escondidas. São três sistemas de áudio, com toca-CDs e entrada para MP3. A SL traz disqueteira integrada Rockford Fosgate para seis discos e oito alto-falantes (seis e quatro, decrescente quanto à versão).

Os equipamentos de série são fartos. Opcionais, só as rodas de alumínio de 16 pol para o básico (os pneus 205/60-15 dão lugar então aos 205/55-16). A versão S acrescenta ainda computador de bordo, retrovisores com ajuste elétrico, a divisória do porta-malas, apoio de braço e porta-copos no banco traseiro, faróis de neblina e banco traseiro bipartido. A SL adiciona revestimento em couro, redes e bolsa nos encosto dianteiros, teto solar elétrico e espelhos de cortesia nos pára-sois com iluminação. De resto, as três versões são ricas em itens de conforto e conveniência. Continua

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