Os
leitores referem-se à Extroid, desenvolvida pela Nissan. Baseada no
princípio da transmissão continuamente
variável (CVT), ela tem como inovação o uso de dois pares de
rolamentos (com acionamento eletroidráulico) para a tarefa de variar
as relações, em vez de uma corrente ou correia, como é usual nesse
tipo de transmissão. Os rolamentos estabelecem a ligação entre o
disco de entrada (ligado ao virabrequim) e o de saída (ligado à
árvore de transmissão).
A variação é obtida através da alteração do ângulo de trabalho
dos rolamentos, através da seguinte equação: raio de saída / raio
de entrada = relação. Na figura acima, o raio de entrada é indicado
pelo seta amarela menor, e o de saída, pela maior. Para encurtar a
relação, por exemplo, os rolamentos ficam em posição voltada para
a parte mais interna do disco de entrada e para a extremidade externa
do disco de saída. Os rolamentos não chegam a tocar os discos,
graças a um fluido que permite a tração sem atrito.
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