




O motor turbo de cinco cilindros
entrega 220 cv e um torque bem distribuído, com que o novo chassi lida
muito bem. No banco traseiro, porta-copos no apoio de braço e um arranjo
que cria um banco para criança |
O restante da mecânica exprime modernidade, como a suspensão traseira
independente multibraço, com subchassi,
e a direção eletroidráulica. Os pneus
205/55-16 estão bem escolhidos para o Brasil e são modernos Pirellis P7.
Recursos de segurança abrangem controles de tração (STC) e de
estabilidade (DSTC), pedais que se
retraem em impactos, aviso para uso do cinto com sensor até no banco
traseiro, ajuste desse banco para o transporte de criança, barra de aço
transversal nos assentos dianteiros,
sistema WHIPS em seus encostos e freios com sistema antitravamento (ABS),
distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD) e
assistência adicional de frenagem.
Bem-equipados
A Volvo definiu um pacote de
equipamentos respeitável para o S40 e a V50: ar-condicionado com dupla
seleção de temperatura, ajuste elétrico dos bancos dianteiros com
memórias para o do motorista, teto solar elétrico, comandos de áudio e
do controlador de velocidade no
volante, lavador de alta pressão para os faróis, fechamento de vidros e
teto solar pelo controle remoto, bolsas infláveis frontais, laterais e
superiores (cortinas).
O posto do motorista é claramente esportivo, em que a linha do teto
sugere uma posição baixa, e os diversos ajustes permitem encontrar boa
posição com facilidade. O painel é fácil de ler e traz o essencial, além
de computador de bordo com mensagens em português, mas indicação de
consumo em litros por 100 km. A chave é inserida no painel, embora não
exista aqui o acesso sem seu uso, apenas com um cartão que pode ficar no
bolso.
Primazia é o IDIS (em inglês, sistema inteligente de informações ao
motorista), que retarda a emissão de mensagens ou chamadas (inclusive do
telefone integrado, padrão GSM) quando, pela análise de numerosas
funções do carro, percebe se tratar de uma situação de elevada atenção
do condutor. O espaço para os passageiros é bom para pernas e adequado
em largura, mas um tanto modesto em altura no S40.
Continua |