Comportamento de esportivo "Seis que valem por oito" é um slogan aplicável ao S80 T6. Seu motor transversal de seis cilindros em linha, configuração única na história recente do automóvel, vale-se de dois turbocompressores e dois intercoolers (saiba mais sobre técnica) para atingir, com 2,8 litros, desempenho próximo ao dos V8 de 4,3 e 4,4 litros do Mercedes E430 e do BMW 540i. Esse motor, oferecido no Brasil ao lado do 2,9-litros aspirado de 204 cv, é um dos sete disponíveis na Europa, onde a oferta começa em 2,0 litros e 140 cv. |
![]() Segurança
é ponto de honra na Volvo: o S80 oferece bolsas infláveis frontais,
laterais Além dos respeitáveis 272 cv, o seis-em-linha oferece o torque generoso de
38,7 m.kgf de 2.000 a 5.000 rpm, uma curva plana que agrada ao dirigir com suavidade. A versão T6 traz ainda câmbio manual-automático, denominado Geartronic, que pode ter as quatro marchas operadas de modo seqüencial. Mesmo em modo automático, essa caixa -- de procedência General Motors -- opera com maciez e responde corretamente às solicitações do acelerador. |
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Com o torque máximo presente já a 2.000 rpm, o S80 T6 move-se com facilidade -- e pode trafegar como em uma autoestrada alemã com serenidade e segurança |
Como nos concorrentes alemães, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h; acelerar de 0 a 100 km/h requer apenas 7,2 s. Nessas condições o motor emite um ronco suave mas com substância, que transmite sensação de potência sem incomodar. O S80 também passa bem por lombadas, mas o rodar em pisos irregulares é um pouco mais firme do que alguns podem desejar. |
A bateria fica no porta-malas, liberando espaço junto ao motor. Ponto negativo é o estepe estreito, de uso temporário, que pode prejudicar o ritmo da viagem |
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Seria a perfeição? Quase. Não gostamos do estepe de uso temporário (medida 125/80 - 17, quase um pneu de motocicleta, devendo ser usado no máximo a 80 km/h e por curto período), a almofada do volante que aciona a buzina poderia ter acionamento mais leve, e o ajuste de apoio lombar dos bancos dianteiros, manual, fica em local apertado junto ao console central. Fora esses detalhes, apenas o preço incomoda: R$ 199.500 -- ainda assim próximo ao do BMW 540i, Audi A6 V8 e inferior ao do Mercedes E430, seus concorrentes mais diretos. Continua |
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