ESP
no uso esportivo, uma vantagem? |
Assim
como muitos pilotos e entusiastas da direção
esportiva rejeitam controle de tração e freios
antitravamento, o programa de estabilidade divide
opiniões entre eles: não poderia esse
dispositivo inibir as reações desejadas do
automóvel quando pilotado com energia?
A revista norte-americana Car and Driver
tirou a prova testando, com o sistema ligado e
desligado, os supercarros Chevrolet Corvette (tração
traseira, na ilustração) e Porsche 911 Carrera
4 (tração integral) em aceleração lateral, slalom (desvios
entre cones) e circuito de velocidade, com piso
seco e úmido.
Em pista seca, o Corvette foi marginalmente mais
rápido com o sistema desativado, o mesmo
ocorrendo com o 911, exceto em aceleração
lateral. Com piso molhado, sem ESP os dois
modelos foram melhores na maioria das provas, mas
o Porsche também perdeu em aceleração lateral,
e ambos, no circuito de velocidade.
Teste interessante foi o do circuito de
velocidade, com piso molhado, efetuado por um
motorista sem experiência em pilotagem. Além da
natural piora nos tempos em relação aos pilotos
profissionais, a prova mostrou um ganho sensível
em velocidade média com o dispositivo ligado, o
que atesta mais uma vez sua utilidade para o
motorista comum. |
por
Fabrício Samahá |
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