> O motor do S80 T6 deriva do 2,9-litros
aspirado da versão básica do carro, que tem diâmetro e curso de 83 x 90 mm. Os cilindros do motor biturbo são mais estreitos, 81
mm -- com isso a cilindrada cai de 2.922 para 2.783 cm3. Ambos trazem duplo comando e quatro válvulas por cilindro, mas o aspirado vem com comando de válvulas variável na admissão e o T6 na exaustão. |
> Os turbocompressores
do T6 utilizam pressão máxima de 0,45 kg/cm2, bastante baixa
-- os nacionais Uno, Tempra, Marea, Gol, Golf e A3 a
ultrapassam por larga margem. A configuração adotada
privilegia o torque em baixos regimes, com o ponto máximo
presente de 2.000 a 5.000 rpm. Ao contrário de alguns
esportivos, no S80 os turbos são idênticos em dimensões e
trabalham de forma simultânea. |
> Apesar do uso de
sensor de detonação, a Volvo
reduziu a taxa de compressão de 10,7:1 (motor aspirado) para
8,7:1. Como em todos os motores a gasolina do S80,
recomenda-se a de 98 octanas vendida na Europa, equivalente a
nossa premium, mas o carro pode usar a convencional sem
danos. |
> No mercado europeu
são oferecidos, além do 2,8 biturbo, outros seis motores:
2,4 litros, 140 cv; o mesmo motor em versão de 170 cv; 2,0
litros, turbo, 163 cv; 2,0 litros, turbo de alta pressão, 226
cv (todos de 5 cilindros); 6 cilindros em linha, 2,9 litros,
204 cv (também no Brasil); e 5 cilindros, 2,5 litros, 140 cv
-- este turbodiesel, os demais a gasolina. |
> A linha S80 adota
uma ampla gama de pneus, em medidas 205/65 R 15, 215/55 R 16 e
225/50 R 17 -- esta presente no carro avaliado. O padrão nos
modelos trazidos ao Brasil, porém, é o aro de 16 pol. |
> A bateria do T6 fica
no porta-malas, junto do estepe. Além de liberar espaço no
compartimento do motor, auxilia ligeiramente na distribuição
de peso, que é de 60% no eixo dianteiro e 40% no traseiro
para esta versão. |
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MOTOR - transversal, 6 cilindros em linha; bloco
e
cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote
com variador de fase no de escapamento, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 81 x 90 mm. Cilindrada: 2.783
cm3. Taxa de compressão: 8,7:1. Potência máxima: 272 cv a 5.400 rpm. Torque máximo:
38,7 m.kgf de 2.000 a 5.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
Dois turbocompressores, dois resfriadores de ar (intercoolers).
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CÂMBIO
- automático com operação manual, 4 marchas; tração dianteira. Relações:
1) 2,92;
2) 1,57; 3) 1,00; 4) 0,70;
diferencial, 3,29. Regime a 120 km/h em 4a.: 2.230
rpm. Regime na
velocidade máxima em 4a.: 4.650 rpm. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 305 mm ø;
traseiros a disco, 288 mm ø; antitravamento. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, 10,9 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, com
estabilizador; traseira, independente, multibraço (braço
triangular superior, longitudinal inferior e braço
transversal duplo), com estabilizador. |
RODAS
- 7 x 17 pol.; pneus, 225/50 ZR 17. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,82 m; largura, 1,83 m; altura, 1,45 m;
entreeixos, 2,79 m; bitola dianteira, 1,58
m; bitola traseira, 1,56 m; capacidade do tanque, 80 l; porta-malas,
403 l; peso, 1.590 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 250 km/h (limitada eletronicamente); aceleração de 0
a 100 km/h, 7,2 s. |
CONSUMO
- em cidade, 6,4 km/l; em estrada, 12,5 km/l. |
Dados do
fabricante |
Garantia, 1 ano
sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 14; informações de fábrica,
0800 411199. |
Ano-modelo, 2000;
pneus, Michelin Pilot SX; quilometragem inicial, 2.010
km. |
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