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Esportivo, mas com ressalvas

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Criticado pelo acabamento e pelas cinco portas, o Astra
GSi conquista pelo desempenho e comportamento

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Poucas vezes se viu, nos cinco anos do Best Cars Web Site, reação tão acalorada ao lançamento de uma nova versão de automóvel como no do Astra GSi, em setembro último. Muitos leitores manifestaram-se -- a maioria contrária -- à introdução de uma versão esportiva com cinco portas e uma sigla que, por seu uso nos Kadett, Corsa e Vectra mais potentes, é tida como uma legenda para os entusiastas pela General Motors.

O que haveria de errado com o GSi, a ponto de despertar tanta discussão?

Aparentemente, a GM havia acertado -- antes tarde... -- ao combinar o motor de 16 válvulas e 136 cv ao pacote esportivo, acabando com a incoerência de só oferecer no antigo Astra Sport o de oito válvulas e 116 cv. Quanto às cinco portas, além de terem ficado muito bem no carro, são usuais em esportivos há algum tempo, como no Golf GTI (e no último Gol de mesma versão), Brava HGT, Stilo Abarth e em inúmeros modelos europeus.

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A renovação de estilo na linha 2003 e os acessórios desta versão fazem o Astra
parecer outro carro: aos cinco anos (na Europa), permanece atual e atraente

Para um tira-teima, o BCWS avaliou o GSi por mais de 1.000 quilômetros, em condições as mais variadas. E concluiu: embora com restrições, o novo Astra pode -- e deve -- ser considerado um dos melhores esportivos já fabricados no Brasil.

O que alguns críticos parecem não perceber é que, embora aproveitando mais componentes das versões convencionais do que ocorria com seu antepassado Kadett GSi (que tinha até um limpador traseiro especial, para dar espaço ao aerofólio), o Astra esportivo é diferente em quase toda a mecânica, das rodas fixadas por cinco parafusos aos freios de grande diâmetro, do motor às relações de marcha. Só que tudo isso existia desde 1999 no GLS 16V, o que tirou um tanto do impacto da novidade.

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O motor 2,0 16V de 136 cv fornece bom desempenho em qualquer regime, mas
a excelente estabilidade com os pneus 205/55-16 faz desejar mais potência

Assim, é mais pela diferenciação que pela sede de desempenho que alguns defendem o uso do motor do antigo Vectra GSi, com comandos de válvulas "bravos" e 150 cv, em vez do 16V convencional de 136 cv, o mesmo de uma pacata Zafira. Com potência das melhores para um nacional de 2,0 litros, aspiração natural e quatro cilindros (apenas o Gol GTI 16V tinha mais, 145 cv), o motor atual deixa bem para trás o do Kadett GSi, de 121 cv. E seu bom torque em qualquer regime torna muito agradável dirigir esse Astra. Continua

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Data de publicação: 14/1/03

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